ENTRE MULTILETRAMENTOS E(M) HIPERMÍDIAS: O EDUTENIMENTO EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS PÁGINAS DO INSTAGRAM @geography.planet e @vovofofuxa
DOI :
https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19277Mots-clés :
Edutenimento, Geografia, Educação Ambiental, Memes de Internet, Contação de HistóriasRésumé
Estamos inseridos na era das hipermídias. Sabendo disso, verifica-se a necessidade de as práticas educativas aparecerem, também, nos ambientes digitais. Eis que emerge o edutenimento que congrega educação e entretenimento, a fim de atrair “seguidores” interessados na proposta de quem cria conteúdos em redes sociais digitais. Considerados perfis atrelados ao edutenimento, interessa conhecer o impacto dos conteúdos de Geografia e Educação Ambiental divulgados nas páginas do Instagram @geography.planet e @vovofofuxa que, respectivamente, abordam os temas de suas áreas do conhecimento através dos memes de internet e da contação de histórias infanto-juvenis. A metodologia do trabalho é qualitativa e orientada a partir da visita “virtual” em ambas as páginas com a busca exploratória das principais postagens e outras modalidades de interação social digital para divulgar conteúdos geográficos e de educação ambiental; os dados são analisados segundo a análise do discurso, além do diálogo com a bibliografia sobre multiletramentos, multimodalidade e hipermídia e a associação ao ensino de Geografia. Por fim, ressalta-se a contribuição das páginas @geography.planet e @vovofofuxa para a popularização e territorialização dos saberes geográficos e de educação ambiental em redes digitais como o Instagram, tendo refletido sobre o sentido de multiletrar geograficamente e(m) hipermídias diante do atual contexto (hiper)conectado.
Références
BENTO, G. de G.; ALVES, G. B. Ensino de Geomorfologia e Instagram como ferramenta didático-pedagógica. In: Encontro de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia, 14 ed., 10 a 15 out. 2021, Rio de Janeiro. Anais do [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021. p. 1-15. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/78564. Acesso em: 13 dez. 2024.
BEVILAQUA, R. Novos Estudos do Letramento e Multiletramentos: Divergências e Confluências. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 05, nº 01, jan./jul, 2013. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/175.pdf. Acesso em: 28 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.
CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 15(4), p.679-684, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/9VBbHT3qxByvFCtbZDZHgNP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072006000400017
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. – (A era da informação: economia, sociedade e cultura; vol.1).
CHAGAS, V. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB, São Paulo, n.95, 2021, p.1-22. Disponível em: https://doi.org/10.17666/bib9506/2021. Acesso em: 01 jul. 2024.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Gaia, 4ª edição. 400p. 1992.
LEAL, L. de F. V. Multimodalidade, multiletramento e hipermídia: construtos para a inserção de crianças nas linguagens do mundo contemporâneo. In: Reunião Nacional ANPEd, 38 ed., 01 a 05 out. 2017, São Luís - MA. Anais do [...]. São Luís: UFMA, 2017. p. 1-11. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT16_1343.pdf. Acesso em: 09 dez. 2024.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
OLIVEIRA, K. E. de J.; PORTO, C. de M.; ALVES, A. L. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação. Acta Scientiarum. Education, v. 41, n. 1, e42469, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/42469. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.42469
MINAYO, M. C. de. Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, M. C. de (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 21 ed. p. 9-30.
MENDES, L. H. R.; GONZAGA, E. P.; MOURA, S. V. O. Análise do canal do Nerdologia: um modelo de edutenimento no YouTube. REnCiMa, v. 10, n.6, p. 39-55, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2030. Acesso em: 27 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2030
RAMOS, D. K.; SILVA, A. S. da; Comunicação, diversão e aprendizagem: um estudo exploratório sobre o uso das tecnologias pelos adolescentes. Revista Poiésis, Tubarão-SC, vol. 4, n. 8, p. 405-421, jul./dez. 2011. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/659.Acesso em: 27 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011405-421
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.
SANTAELLA, L. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.
SANTOS, V. C. dos. Instagram @geography.planet. Disponível em: https://www.instagram.com/geography.planet/. Acesso em: 12 jul. 2024.
SANTOS, V. C. dos; BATISTA, N. L. Evento de multiletramentos no ensino de Geografia por meio de um circuito pedagógico. In: KNOLL, G. F.; LONDERO, F. T. (Orgs.). Upgrade: jogos, entretenimento e cultura – vol. 2. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. – (Coleção Upgrade: jogos, entretenimento e cultura; vol. 2). DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99321.11
SANTOS, V. C. dos; LOPES, M. I.; BATISTA, N. L.; RIZZATTI, M.; VIERA, V. Da fronteira do cringe ao memorável: os (geo)memes enquanto possibilidade para o ensino de geografia em turmas do ensino médio. Revista Geonorte, v. 14, n. 46, p. 90-114, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/12422. Acesso em: 18 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.90.114
TORRES, E. C. Instagram @vovofofuxa. Disponível em: https://www.instagram.com/vovofofuxa/. Acesso em: 12 jul. 2024.
TORRES, E. C. Vovó Fofuxa e seu baú de histórias. Pará de Minas: Virtual Books, 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.
Funding data
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Grant numbers 001