ENTRE MULTILETRAMENTOS E(M) HIPERMÍDIAS: O EDUTENIMENTO EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS PÁGINAS DO INSTAGRAM @geography.planet e @vovofofuxa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19277

Mots-clés :

Edutenimento, Geografia, Educação Ambiental, Memes de Internet, Contação de Histórias

Résumé

Estamos inseridos na era das hipermídias. Sabendo disso, verifica-se a necessidade de as práticas educativas aparecerem, também, nos ambientes digitais. Eis que emerge o edutenimento que congrega educação e entretenimento, a fim de atrair “seguidores” interessados na proposta de quem cria conteúdos em redes sociais digitais. Considerados perfis atrelados ao edutenimento, interessa conhecer o impacto dos conteúdos de Geografia e Educação Ambiental divulgados nas páginas do Instagram @geography.planet e @vovofofuxa que, respectivamente, abordam os temas de suas áreas do conhecimento através dos memes de internet e da contação de histórias infanto-juvenis. A metodologia do trabalho é qualitativa e orientada a partir da visita “virtual” em ambas as páginas com a busca exploratória das principais postagens e outras modalidades de interação social digital para divulgar conteúdos geográficos e de educação ambiental; os dados são analisados segundo a análise do discurso, além do diálogo com a bibliografia sobre multiletramentos, multimodalidade e hipermídia e a associação ao ensino de Geografia. Por fim, ressalta-se a contribuição das páginas @geography.planet e @vovofofuxa para a popularização e territorialização dos saberes geográficos e de educação ambiental em redes digitais como o Instagram, tendo refletido sobre o sentido de multiletrar geograficamente e(m) hipermídias diante do atual contexto (hiper)conectado.

Bibliographies de l'auteur-e

Vitor Colleto dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é estudante/pesquisador de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participante do Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA-UEL) e é egresso do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU-UFSM). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Múltiplas Linguagens e Multiletramentos; Metodologias Didáticas na Geografia, com ênfase na Memética; e Educação Ambiental. É criador de conteúdo digital no Instagram @geography.planet.

Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina

Possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós doutorado pela Universidade Estadual de Maringá com estágio na Universitá degli Studi di Genova-Italia, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Crato. .Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, lecionando na graduação, mestrado/doutorado, é coordenadora da especialização em ensino de Geografia. Participou de programas como Parfor, PDE, Residência Pedagógica, Pet e PIBID. Atua principalmente com: Educação Ambiental, Educação Especial e Ensino de Geografia (Geografia da infância).

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Publié-e

2024-12-15

Comment citer

SANTOS, Vitor Colleto dos; TORRES, Eloiza Cristiane. ENTRE MULTILETRAMENTOS E(M) HIPERMÍDIAS: O EDUTENIMENTO EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS PÁGINAS DO INSTAGRAM @geography.planet e @vovofofuxa. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 347–374, 2024. DOI: 10.70860/rtg.v13i31.19277. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19277. Acesso em: 19 janv. 2025.

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