O PARQUE DO POVO DE PRESIDENTE PRUDENTE EM SÃO PAULO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS HIDROGEOMORFOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.70860/rtg.v14i33.19320Palavras-chave:
proposta metodológica, espaço público, hidrogeomorfologia, ensino de Geografia, Parque do PovoResumo
A mediação de conteúdos partindo da realidade do aluno é essencial no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, por uma diversidade de razões, pode ser desafiante ao professor a realização de aulas sob essa perspectiva. Assim, faz-se necessário ser repensado alternativas. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica a respeito do ensino dos componentes físico-naturais da Geografia, mais especificamente dos conteúdos ligados a hidrogeomorfologia. Como meio demonstrativo, utilizou-se o Parque do Povo, em Presidente Prudente/SP. Para a construção desta proposta, enfatiza-se de antemão que se fez importante a leitura em obras como Marcos (2006), Serpa (2006), Rodrigues (2010), Castellar (2017) e Araújo (2021). Posteriormente, realizou-se uma visita a esse espaço público em questão, no intuito de analisar as áreas passíveis de mediação do referido conteúdo. Diante disso, concluiu-se que o Parque do Povo é uma excelente oportunidade para professores de Presidente Prudente mediarem os conteúdos ligados a hidrogeomorfologia. Além disso, de certo modo, este texto é também um convite para que professores de outras regiões observem os espaços públicos de suas cidades como possibilidade de mediação em suas aulas.
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