O PARQUE DO POVO DE PRESIDENTE PRUDENTE EM SÃO PAULO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS HIDROGEOMORFOLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i33.19320

Palavras-chave:

proposta metodológica, espaço público, hidrogeomorfologia, ensino de Geografia, Parque do Povo

Resumo

A mediação de conteúdos partindo da realidade do aluno é essencial no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, por uma diversidade de razões, pode ser desafiante ao professor a realização de aulas sob essa perspectiva. Assim, faz-se necessário ser repensado alternativas. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica a respeito do ensino dos componentes físico-naturais da Geografia, mais especificamente dos conteúdos ligados a hidrogeomorfologia. Como meio demonstrativo, utilizou-se o Parque do Povo, em Presidente Prudente/SP. Para a construção desta proposta, enfatiza-se de antemão que se fez importante a leitura em obras como Marcos (2006), Serpa (2006), Rodrigues (2010), Castellar (2017) e Araújo (2021). Posteriormente, realizou-se uma visita a esse espaço público em questão, no intuito de analisar as áreas passíveis de mediação do referido conteúdo. Diante disso, concluiu-se que o Parque do Povo é uma excelente oportunidade para professores de Presidente Prudente mediarem os conteúdos ligados a hidrogeomorfologia. Além disso, de certo modo, este texto é também um convite para que professores de outras regiões observem os espaços públicos de suas cidades como possibilidade de mediação em suas aulas.

Biografia do Autor

Cícero Antonio Jatanael da Silva Tavares, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP (UNESP-PP); Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Geografia do Brasil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e em Didática e Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Fael (UNIFAEL); Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Integrante do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), vinculado a UNESP-PP/CNPq, e do Grupo de Estudo e Trabalho em Geografia (GESTEGEO), vinculado a URCA/CNPq. Filiado a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Local de Presidente Prudente/SP.

Nayara Rodrigues Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP/FCT), campus Presidente Prudente. É membro do GAIA (Grupo de Pesquisa Interações na Superfície Terrestre, Água e Atmosfera), membro do Coletivo CEETAS (Centro de Estudos em Educação, Trabalho, Ambiente e Saúde) de Pesquisadores. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, geomorfologia antropogênica, cartografia geomorfológica, cartografia retrospectiva, ensino de geografia.

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Publicado

2025-08-08

Como Citar

TAVARES, Cícero Antonio Jatanael da Silva; SILVA, Nayara Rodrigues. O PARQUE DO POVO DE PRESIDENTE PRUDENTE EM SÃO PAULO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS HIDROGEOMORFOLÓGICOS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 196–213, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i33.19320. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19320. Acesso em: 18 ago. 2025.