O PARQUE DO POVO DE PRESIDENTE PRUDENTE EM SÃO PAULO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS HIDROGEOMORFOLÓGICOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i33.19320

Mots-clés :

proposta metodológica, espaço público, hidrogeomorfologia, ensino de Geografia, Parque do Povo

Résumé

A mediação de conteúdos partindo da realidade do aluno é essencial no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, por uma diversidade de razões, pode ser desafiante ao professor a realização de aulas sob essa perspectiva. Assim, faz-se necessário ser repensado alternativas. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica a respeito do ensino dos componentes físico-naturais da Geografia, mais especificamente dos conteúdos ligados a hidrogeomorfologia. Como meio demonstrativo, utilizou-se o Parque do Povo, em Presidente Prudente/SP. Para a construção desta proposta, enfatiza-se de antemão que se fez importante a leitura em obras como Marcos (2006), Serpa (2006), Rodrigues (2010), Castellar (2017) e Araújo (2021). Posteriormente, realizou-se uma visita a esse espaço público em questão, no intuito de analisar as áreas passíveis de mediação do referido conteúdo. Diante disso, concluiu-se que o Parque do Povo é uma excelente oportunidade para professores de Presidente Prudente mediarem os conteúdos ligados a hidrogeomorfologia. Além disso, de certo modo, este texto é também um convite para que professores de outras regiões observem os espaços públicos de suas cidades como possibilidade de mediação em suas aulas.

Bibliographies de l'auteur-e

Cícero Antonio Jatanael da Silva Tavares, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP (UNESP-PP); Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Geografia do Brasil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e em Didática e Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Fael (UNIFAEL); Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Integrante do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), vinculado a UNESP-PP/CNPq, e do Grupo de Estudo e Trabalho em Geografia (GESTEGEO), vinculado a URCA/CNPq. Filiado a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Local de Presidente Prudente/SP.

Nayara Rodrigues Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP/FCT), campus Presidente Prudente. É membro do GAIA (Grupo de Pesquisa Interações na Superfície Terrestre, Água e Atmosfera), membro do Coletivo CEETAS (Centro de Estudos em Educação, Trabalho, Ambiente e Saúde) de Pesquisadores. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, geomorfologia antropogênica, cartografia geomorfológica, cartografia retrospectiva, ensino de geografia.

Références

ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. Ensino de Geografia e Educação Ambiental: uma discussão teórica. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 52-60, 2021. Disponível em: http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/684 Acesso em: 11/08/2024.

BLAUDT, Larissa Mozer; ALVARENGA, Thomas Wünsch; GARIN, Yuri. Desastre ocorrido em Petrópolis no verão de 2022: aspectos gerais e dados da Defesa Civil. Geociências, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 59-71, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/geociencias/article/view/17210/12759 Acesso em: 14/08/2024. DOI: https://doi.org/10.5016/geociencias.v42i01.17210

BORTOLO, Carlos Alexandre de. O espaço público do Parque do Povo - Presidente Prudente - SP: reflexões geográficas. GeoAtos, Presidente Prudente, n. 13, v.1, janeiro a junho de 2013, p. 50-65. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/2306/CAB Acesso em: 11/08/2024.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. A cidade e a cultura urbana: um estudo metodológico para se ensinar Geografia. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 85, p. 95-112, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/774/658 Acesso em: 11/08/2024.

GOERL, Roberto Fabris; KOBIYAMA, Masato; SANTOS, Irani dos. Hidrogeomorfologia: princípios, conceitos, processos e aplicações. Revista Brasileira de Geomorfologia, v.13, n.2, p.103-111, 2012. Disponível em: https://www.rbgeomorfologia.org.br/rbg/article/view/166 Acesso em: 11/08/2024. DOI: https://doi.org/10.20502/rbg.v13i2.166

FONSECA, Gustavo; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 1, n. 3, p. 70-71, 2008. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/240/212 Acesso em: 11/08/2024. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2008000300006

MARCOS, Valéria de. Trabalho de campo em geografia: reflexões sobre uma experiência de pesquisa participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 84, p. 105-136, 2006. Disponível em: https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletimpaulista/article/view/731/614 . Acesso em: 11/082024.

MENDONÇA, Marcos Barreto de; FREITAS, Alessandra Conde. Uma experiência de concepção de jogos pedagógicos para redução de riscos de desastres. Vértices, Campos dos Goytacazes/RJ, v.23, n.1, p. 299-314, jan./abr. 2021. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15896/13169 Acesso em: 11/08/2024. DOI: https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n12021p299-314

NEVES, Karina Fernanda Travagim Viturino. Os trabalhos de campo no ensino de geografia: reflexões sobre as práticas docentes na educação básica. Ilhéus: Editus, 2010.

OTAKARA, Adriana Emi Büchler. Drenagem urbana e meio ambiente: um estudo no Parque do Povo – Presidente Prudente. 91 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, SP, 2019.

RODRIGUES, Cleide. Avaliação do impacto da urbanização em sistemas hidrogeomorfológicos: desenvolvimento e aplicação de metodologia na grande São Paulo. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 20, n. 1. p 111 - 125. 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47245 Acesso em 23/08/2024. DOI: https://doi.org/10.7154/RDG.2010.0020.0008

ROSA, Teresa da Silva; MENDONÇA, Marcos Barreto; MONTEIRO, Túlio Gava; SOUZA, Ricardo Matos de; LUCENA, Rejane. A educação ambiental como estratégia para a redução de riscos socioambientais. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 211-230, 2015. Disponível em: scielo.br/j/asoc/a/KQWGSxZPbn8qSfvb9r6NzsR/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11/08/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-4422ASOC1099V1832015

SANTOS, Pedro Tyaquiçã da Silva; SANTOS, Sylvana Melo dos; MONTENEGRO, Suzana Maria Gico Lima; COUTINHO, Arthur Paiva; MOURA, Glawbber Spíndola Saraiva de; ANTONINO, Antônio Celso Dantas. Telhado verde: desempenho do sistema construtivo na redução do escoamento superficial. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/QzMJHfkJ6wRgmCSpnQv65SF/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11/08/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-86212013000100011

SERPA, Ângelo. O trabalho de campo em geografia: uma abordagem teórico-metodológica. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 84, p. 7-24, 2006. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/725/608 Acesso em: 11/08/2024.

STREGLIO, Carolina Ferreira da Costa; FERREIRA, Diego Tarley; OLIVEIRA, Ivanilton José de. O processo de expansão urbana e seus reflexos na redução da cobertura vegetal no município de Goiânia-GO. RA´E GA, Curitiba, v. 28, p. 181-197, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/32306 Acesso em: 11/08/2024. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v28i0.32306

TEMPORAL AFETA PARQUE DO POVO E PROVOCA PONTOS DE ALAGAMENTOS EM PRESIDENTE PRUDENTE. G1, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2020/12/04/temporal-afeta-parque-do-povo-e-provoca-pontos-de-alagamentos-em-presidente-prudente.ghtml Acesso em: 15/08/2024.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-08

Comment citer

TAVARES, Cícero Antonio Jatanael da Silva; SILVA, Nayara Rodrigues. O PARQUE DO POVO DE PRESIDENTE PRUDENTE EM SÃO PAULO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS HIDROGEOMORFOLÓGICOS. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 196–213, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i33.19320. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19320. Acesso em: 18 août. 2025.