O ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS EM GEOGRAFIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE LABORATÓRIO NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p01-18Palavras-chave:
Geografia; Experimento; Didática.Resumo
Diante de um cenário recente em que o professor tem de tornar sua prática pedagógica cada vez mais diversificada, esse artigo tem o objetivo de desenvolver uma prática de ensino em Geografia abordando as temáticas físico-naturais de forma contextualizada através de experimentos de laboratório. Para tanto, foram observadas as principais competências e habilidades nas temáticas físico-naturais no âmbito do ensino da Geografia, bem como foram identificadas as competências que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio apresentaram maior dificuldade. Tendo isso, foram desenvolvidas e organizadas algumas das práticas de ensino, focando nas dificuldades dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e para tanto foi criado um instrumento para coleta de dados que verificasse a eficácia do desenvolvimento desse trabalho. O objetivo foi atingido e ficou comprovado que a Geografia Física no contexto escolar pode ter um ensino e uma aprendizagem prazerosa e motivadora.
Referências
Campoy, T. J. Metodología de La Investigación Científica, Manual para Elaboración de Tesis Y Trabajos de Investigación. 2ª Ed., Ciudad del Este, Paraguay, Editorial: Universidad Nacional del Este, 2016;
Christopherson, R. W. Geossistemas: Uma introdução a geografía física. 7 ed. Bookman, Porto Alegre RS, 2012;
Guerra, A. T. Novo dicionário geológico – geomorfológico. 9ª ed. – Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2011;
Guerra, A.T.; Cunha, S.B. Geomorfologia: Uma atualização de bases e conceitos. 11ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012;
Lepsch, I.F. Formação e Conservação dos Solos. 2ª ed. Oficina de Textos, São Paulo SP, 2010;
Mendonça, F. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. Oficina de Textos, São Paulo SP, 2007;
Sampieri, H. R. et. al.Metodologia da Pesquisa. 5ª Ed., Porto Alegre RS, Editora Penso, 2013;
Steinke, E. T. Climatologia Fácil. Oficina de Textos, São Paulo SP, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.