O ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS EM GEOGRAFIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE LABORATÓRIO NO ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p01-18Mots-clés :
Geografia; Experimento; Didática.Résumé
Diante de um cenário recente em que o professor tem de tornar sua prática pedagógica cada vez mais diversificada, esse artigo tem o objetivo de desenvolver uma prática de ensino em Geografia abordando as temáticas físico-naturais de forma contextualizada através de experimentos de laboratório. Para tanto, foram observadas as principais competências e habilidades nas temáticas físico-naturais no âmbito do ensino da Geografia, bem como foram identificadas as competências que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio apresentaram maior dificuldade. Tendo isso, foram desenvolvidas e organizadas algumas das práticas de ensino, focando nas dificuldades dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e para tanto foi criado um instrumento para coleta de dados que verificasse a eficácia do desenvolvimento desse trabalho. O objetivo foi atingido e ficou comprovado que a Geografia Física no contexto escolar pode ter um ensino e uma aprendizagem prazerosa e motivadora.
Références
Campoy, T. J. Metodología de La Investigación Científica, Manual para Elaboración de Tesis Y Trabajos de Investigación. 2ª Ed., Ciudad del Este, Paraguay, Editorial: Universidad Nacional del Este, 2016;
Christopherson, R. W. Geossistemas: Uma introdução a geografía física. 7 ed. Bookman, Porto Alegre RS, 2012;
Guerra, A. T. Novo dicionário geológico – geomorfológico. 9ª ed. – Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2011;
Guerra, A.T.; Cunha, S.B. Geomorfologia: Uma atualização de bases e conceitos. 11ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012;
Lepsch, I.F. Formação e Conservação dos Solos. 2ª ed. Oficina de Textos, São Paulo SP, 2010;
Mendonça, F. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. Oficina de Textos, São Paulo SP, 2007;
Sampieri, H. R. et. al.Metodologia da Pesquisa. 5ª Ed., Porto Alegre RS, Editora Penso, 2013;
Steinke, E. T. Climatologia Fácil. Oficina de Textos, São Paulo SP, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.