ENSINO DE GEOGRAFIA OU EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA:

METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE EIRUNEPÉ-AM

Autores

  • Ana Kácia Gomes da Silva Universidade do Estado do Amazonas-UEA
  • Alex Almeida Coelho Alex Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p41-54

Palavras-chave:

Metodologias inovadoras; Quiz das Regiões; Educação Geográfica

Resumo

O presente artigo analisou o impacto de metodologias inovadoras no Ensino de geografia em uma escola Estadual na cidade de Eirunepé, estado do Amazonas. Os procedimentos utilizados se desenvolveram em quatro etapas; diagnóstico da metodologia do professor; a identificação dos conteúdos de geografia que os alunos tinham maior dificuldade; realização de aula expositiva, preparação e aplicação de um Quiz das como metodologia inovadora e, por fim, foi realizada uma avaliação da metodologia para o aprendizado dos alunos. Conclui-se que o uso da metodologia teve resultados satisfatórios no processo de ensino aprendizagem, uma vez que os alunos conseguiram compreender melhor o conteúdo, interagiam e participavam ativamente do processo de ensino. Assim, entende-se que os professores devem buscar inovar os seus métodos para facilitar o processo ensino-aprendizagem, métodos que possam envolver os alunos na construção do conhecimento e que os tornem sujeitos ativos em todo processo.

Biografia do Autor

Ana Kácia Gomes da Silva, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas/Núcleo de Estudos Superiores de Eirunepé/UEA/NESEIR.

Alex Almeida Coelho Alex, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Geografia. Professor do curso de Licenciatura em Geografia, no Centro de Estudos Superiores de Tefé/CEST, da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia – PPGG da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Referências

ARAÚJO, R. V. de; RIBEIRO, C. M. L; BARBOSA, M. E. S. A Experiência no Estágio Curricular e Sugestões Para Tornar as Aulas mais Dinâmicas e Interativas. In: Anais… do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.

BASTOS, A. P. Recursos didáticos e sua importância para as aulas de geografia. In: Revista de Geografia- Pedagogia 2.0, n° 37, Ministério da Educação, 2011.

CASTELLAR, S. V. Educação geográfica:a psicogenética e o conhecimento escolar.Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005.

CASTELLAR, S; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. 1. Ed 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus: Campinas, 1998.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 5ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2003.

CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino da Geografia: Caminhos e Encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

FLORES, B. de O; SILVA, F. A. da; SANTOS, M. B. dos; CUNHA, R. da. MATERIAIS DIDÁTICOS: ALTERNATIVAS À PRÁTICA DE GEOGRAFIA. In: Anais… do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREITAS, E. S; SALVI, R.F. A ludicidade e aprendizagem significativa voltada para o ensino de Geografia. In: PORTAL EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ, 2007.

FIALHO, A.F.; MOREIRA, M.L; BENEDICTIS, N.M.S.M. A importância da “região” como categoria de análise geográfica no livro didático de geografia do 7º ano do ensino fundamental. IN: Encontro, dialógico transdisciplinar – Editrons, 2010, Vitória da Conquista. Tecendo conhecimentos em complexidade: desafios e estratégias.

MERÉNNNE-SCHOUMAKER, B. Didática da geografia.Coleção Horizontes da didáctica. Lisboa: Edições ASA, 1999.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. . Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental. Brasília, 1998.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. (Org.) Práticas de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

SILVA, M. S. F ;SILVA, E. G. O Ensino da Geografia e a Construção dos Conceitos Científicos Geográficos. VI colóquio internacional: “educação e contemporaneidade. São Cristovão-Se / Brasil 20 a 22 de setembro de 2012.

SILVA, L. G. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateralidade, referências e localização espacial, 2005.

SOARES, A. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 2006. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos. Apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998ª.

VERRI, J.B; ENDLICH, A.M. A utilização dos de jogos aplicados no ensino de geografia.Revista Percurso - NEMO MaringÆ, v. 1, n. 1 , p. 65-83, 2009.

VOIGT, E; GIORDANI, A. C; BEZZI, M. L. Geografia escolar e interação com as tecnologias da educação ecomunicação (TICs). In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

SILVA, Ana Kácia Gomes da; ALEX, Alex Almeida Coelho. ENSINO DE GEOGRAFIA OU EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: : METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE EIRUNEPÉ-AM. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 41–54, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n16p41-54. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/7545. Acesso em: 19 jan. 2025.