ENSINO DE GEOGRAFIA OU EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA:

METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE EIRUNEPÉ-AM

Autor/innen

  • Ana Kácia Gomes da Silva Universidade do Estado do Amazonas-UEA
  • Alex Almeida Coelho Alex Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p41-54

Schlagworte:

Metodologias inovadoras; Quiz das Regiões; Educação Geográfica

Abstract

O presente artigo analisou o impacto de metodologias inovadoras no Ensino de geografia em uma escola Estadual na cidade de Eirunepé, estado do Amazonas. Os procedimentos utilizados se desenvolveram em quatro etapas; diagnóstico da metodologia do professor; a identificação dos conteúdos de geografia que os alunos tinham maior dificuldade; realização de aula expositiva, preparação e aplicação de um Quiz das como metodologia inovadora e, por fim, foi realizada uma avaliação da metodologia para o aprendizado dos alunos. Conclui-se que o uso da metodologia teve resultados satisfatórios no processo de ensino aprendizagem, uma vez que os alunos conseguiram compreender melhor o conteúdo, interagiam e participavam ativamente do processo de ensino. Assim, entende-se que os professores devem buscar inovar os seus métodos para facilitar o processo ensino-aprendizagem, métodos que possam envolver os alunos na construção do conhecimento e que os tornem sujeitos ativos em todo processo.

Autor/innen-Biografien

Ana Kácia Gomes da Silva, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas/Núcleo de Estudos Superiores de Eirunepé/UEA/NESEIR.

Alex Almeida Coelho Alex, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Geografia. Professor do curso de Licenciatura em Geografia, no Centro de Estudos Superiores de Tefé/CEST, da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia – PPGG da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

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Veröffentlicht

2019-12-10

Zitationsvorschlag

SILVA, Ana Kácia Gomes da; ALEX, Alex Almeida Coelho. ENSINO DE GEOGRAFIA OU EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: : METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE EIRUNEPÉ-AM. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 41–54, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n16p41-54. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/7545. Acesso em: 29 sep. 2024.