ENSINO DE GEOGRAFIA OU EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA:
METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE EIRUNEPÉ-AM
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p41-54Mots-clés :
Metodologias inovadoras; Quiz das Regiões; Educação GeográficaRésumé
O presente artigo analisou o impacto de metodologias inovadoras no Ensino de geografia em uma escola Estadual na cidade de Eirunepé, estado do Amazonas. Os procedimentos utilizados se desenvolveram em quatro etapas; diagnóstico da metodologia do professor; a identificação dos conteúdos de geografia que os alunos tinham maior dificuldade; realização de aula expositiva, preparação e aplicação de um Quiz das como metodologia inovadora e, por fim, foi realizada uma avaliação da metodologia para o aprendizado dos alunos. Conclui-se que o uso da metodologia teve resultados satisfatórios no processo de ensino aprendizagem, uma vez que os alunos conseguiram compreender melhor o conteúdo, interagiam e participavam ativamente do processo de ensino. Assim, entende-se que os professores devem buscar inovar os seus métodos para facilitar o processo ensino-aprendizagem, métodos que possam envolver os alunos na construção do conhecimento e que os tornem sujeitos ativos em todo processo.
Références
ARAÚJO, R. V. de; RIBEIRO, C. M. L; BARBOSA, M. E. S. A Experiência no Estágio Curricular e Sugestões Para Tornar as Aulas mais Dinâmicas e Interativas. In: Anais… do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.
BASTOS, A. P. Recursos didáticos e sua importância para as aulas de geografia. In: Revista de Geografia- Pedagogia 2.0, n° 37, Ministério da Educação, 2011.
CASTELLAR, S. V. Educação geográfica:a psicogenética e o conhecimento escolar.Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005.
CASTELLAR, S; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. 1. Ed 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus: Campinas, 1998.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 5ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2003.
CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino da Geografia: Caminhos e Encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
FLORES, B. de O; SILVA, F. A. da; SANTOS, M. B. dos; CUNHA, R. da. MATERIAIS DIDÁTICOS: ALTERNATIVAS À PRÁTICA DE GEOGRAFIA. In: Anais… do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREITAS, E. S; SALVI, R.F. A ludicidade e aprendizagem significativa voltada para o ensino de Geografia. In: PORTAL EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ, 2007.
FIALHO, A.F.; MOREIRA, M.L; BENEDICTIS, N.M.S.M. A importância da “região” como categoria de análise geográfica no livro didático de geografia do 7º ano do ensino fundamental. IN: Encontro, dialógico transdisciplinar – Editrons, 2010, Vitória da Conquista. Tecendo conhecimentos em complexidade: desafios e estratégias.
MERÉNNNE-SCHOUMAKER, B. Didática da geografia.Coleção Horizontes da didáctica. Lisboa: Edições ASA, 1999.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. . Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental. Brasília, 1998.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. (Org.) Práticas de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SILVA, M. S. F ;SILVA, E. G. O Ensino da Geografia e a Construção dos Conceitos Científicos Geográficos. VI colóquio internacional: “educação e contemporaneidade. São Cristovão-Se / Brasil 20 a 22 de setembro de 2012.
SILVA, L. G. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateralidade, referências e localização espacial, 2005.
SOARES, A. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 2006. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos. Apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998ª.
VERRI, J.B; ENDLICH, A.M. A utilização dos de jogos aplicados no ensino de geografia.Revista Percurso - NEMO MaringÆ, v. 1, n. 1 , p. 65-83, 2009.
VOIGT, E; GIORDANI, A. C; BEZZI, M. L. Geografia escolar e interação com as tecnologias da educação ecomunicação (TICs). In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.