ENSINO DE GEOGRAFIA OU EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA:

METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE EIRUNEPÉ-AM

Authors

  • Ana Kácia Gomes da Silva Universidade do Estado do Amazonas-UEA
  • Alex Almeida Coelho Alex Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p41-54

Keywords:

Metodologias inovadoras; Quiz das Regiões; Educação Geográfica

Abstract

This paper analyzes the impact of innovative methodologies on teaching geography in a state school in the city of Eirunepé, state of Amazonas. The procedures used were developed in four stages; diagnosis of the teacher's methodology; the identification of the geography contents that the students had more difficulty; lecture, preparation and application of a quiz as an innovative methodology and, finally, an assessment of the methodology for student learning. It was concluded that the use of the methodology had satisfactory results in the teaching-learning process, since the students could better understand the content, interacted and actively participated in the teaching process. Thus, it is understood that teachers should seek to innovate their methods to facilitate the teaching-learning process, methods that can involve students in the construction of knowledge and make them active subjects in the entire process.

Author Biographies

Ana Kácia Gomes da Silva, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas/Núcleo de Estudos Superiores de Eirunepé/UEA/NESEIR.

Alex Almeida Coelho Alex, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Geografia. Professor do curso de Licenciatura em Geografia, no Centro de Estudos Superiores de Tefé/CEST, da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia – PPGG da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

References

ARAÚJO, R. V. de; RIBEIRO, C. M. L; BARBOSA, M. E. S. A Experiência no Estágio Curricular e Sugestões Para Tornar as Aulas mais Dinâmicas e Interativas. In: Anais… do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.

BASTOS, A. P. Recursos didáticos e sua importância para as aulas de geografia. In: Revista de Geografia- Pedagogia 2.0, n° 37, Ministério da Educação, 2011.

CASTELLAR, S. V. Educação geográfica:a psicogenética e o conhecimento escolar.Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005.

CASTELLAR, S; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. 1. Ed 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus: Campinas, 1998.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 5ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2003.

CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino da Geografia: Caminhos e Encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

FLORES, B. de O; SILVA, F. A. da; SANTOS, M. B. dos; CUNHA, R. da. MATERIAIS DIDÁTICOS: ALTERNATIVAS À PRÁTICA DE GEOGRAFIA. In: Anais… do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREITAS, E. S; SALVI, R.F. A ludicidade e aprendizagem significativa voltada para o ensino de Geografia. In: PORTAL EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ, 2007.

FIALHO, A.F.; MOREIRA, M.L; BENEDICTIS, N.M.S.M. A importância da “região” como categoria de análise geográfica no livro didático de geografia do 7º ano do ensino fundamental. IN: Encontro, dialógico transdisciplinar – Editrons, 2010, Vitória da Conquista. Tecendo conhecimentos em complexidade: desafios e estratégias.

MERÉNNNE-SCHOUMAKER, B. Didática da geografia.Coleção Horizontes da didáctica. Lisboa: Edições ASA, 1999.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. . Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental. Brasília, 1998.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. (Org.) Práticas de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

SILVA, M. S. F ;SILVA, E. G. O Ensino da Geografia e a Construção dos Conceitos Científicos Geográficos. VI colóquio internacional: “educação e contemporaneidade. São Cristovão-Se / Brasil 20 a 22 de setembro de 2012.

SILVA, L. G. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateralidade, referências e localização espacial, 2005.

SOARES, A. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 2006. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos. Apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998ª.

VERRI, J.B; ENDLICH, A.M. A utilização dos de jogos aplicados no ensino de geografia.Revista Percurso - NEMO MaringÆ, v. 1, n. 1 , p. 65-83, 2009.

VOIGT, E; GIORDANI, A. C; BEZZI, M. L. Geografia escolar e interação com as tecnologias da educação ecomunicação (TICs). In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.

Published

2019-12-10

How to Cite

SILVA, Ana Kácia Gomes da; ALEX, Alex Almeida Coelho. ENSINO DE GEOGRAFIA OU EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: : METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE EIRUNEPÉ-AM. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 41–54, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n16p41-54. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/7545. Acesso em: 21 nov. 2024.