TEORIA QUEER
um aprendizado pelas diferenças, de Richard Miskolci
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.14951Schlagworte:
Cisheteronormatividade, Gênero, Processo de Ensino-Aprendizagem, Sexualidade, Teoria QueerAbstract
A presente resenha discorre sobre o livro intitulado “Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças”, de Richard Miskolci, que faz sua discussão a respeito de como o processo educativo é centralizado em um modo/modelo cisheteronormativo. Esse autor conduz a reflexão sobre a forma como o sistema de ensino-aprendizagem interfere e condiciona as relações sociais, que, direta ou indiretamente, pressiona à normatização das pessoas. Concomitante a isso, por meio do debate que envolve a Teoria Queer, o pesquisador aponta para a urgente necessidade de rompimento dessa forma de pensamento, principalmente no que diz respeito à gênero e sexualidade.
Literaturhinweise
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança pública de 2022. Segurança em números. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponível em: < https://www.ufrgs.br/ppgseg/2022/06/28/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica-2022-atualizado/>. Acesso em 20 de set. 2022.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Universidade Federal de Ouro Preto, 2016.
ROSA, E. B. P. R. Cisheteronormatividade como instituição social. PET – Filosofia UFPR, Curitiba, v. 18, n. 2, 2020.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.