TEORIA QUEER
um aprendizado pelas diferenças, de Richard Miskolci
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.14951Mots-clés :
Cisheteronormatividade, Gênero, Processo de Ensino-Aprendizagem, Sexualidade, Teoria QueerRésumé
A presente resenha discorre sobre o livro intitulado “Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças”, de Richard Miskolci, que faz sua discussão a respeito de como o processo educativo é centralizado em um modo/modelo cisheteronormativo. Esse autor conduz a reflexão sobre a forma como o sistema de ensino-aprendizagem interfere e condiciona as relações sociais, que, direta ou indiretamente, pressiona à normatização das pessoas. Concomitante a isso, por meio do debate que envolve a Teoria Queer, o pesquisador aponta para a urgente necessidade de rompimento dessa forma de pensamento, principalmente no que diz respeito à gênero e sexualidade.
Références
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança pública de 2022. Segurança em números. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponível em: < https://www.ufrgs.br/ppgseg/2022/06/28/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica-2022-atualizado/>. Acesso em 20 de set. 2022.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Universidade Federal de Ouro Preto, 2016.
ROSA, E. B. P. R. Cisheteronormatividade como instituição social. PET – Filosofia UFPR, Curitiba, v. 18, n. 2, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.