TEORIA QUEER
um aprendizado pelas diferenças, de Richard Miskolci
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.14951Palabras clave:
Cisheteronormatividade, Gênero, Processo de Ensino-Aprendizagem, Sexualidade, Teoria QueerResumen
A presente resenha discorre sobre o livro intitulado “Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças”, de Richard Miskolci, que faz sua discussão a respeito de como o processo educativo é centralizado em um modo/modelo cisheteronormativo. Esse autor conduz a reflexão sobre a forma como o sistema de ensino-aprendizagem interfere e condiciona as relações sociais, que, direta ou indiretamente, pressiona à normatização das pessoas. Concomitante a isso, por meio do debate que envolve a Teoria Queer, o pesquisador aponta para a urgente necessidade de rompimento dessa forma de pensamento, principalmente no que diz respeito à gênero e sexualidade.
Citas
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança pública de 2022. Segurança em números. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponível em: < https://www.ufrgs.br/ppgseg/2022/06/28/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica-2022-atualizado/>. Acesso em 20 de set. 2022.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Universidade Federal de Ouro Preto, 2016.
ROSA, E. B. P. R. Cisheteronormatividade como instituição social. PET – Filosofia UFPR, Curitiba, v. 18, n. 2, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Tocantinense de Geografía
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.