TEORIA QUEER

um aprendizado pelas diferenças, de Richard Miskolci

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.14951

Palabras clave:

Cisheteronormatividade, Gênero, Processo de Ensino-Aprendizagem, Sexualidade, Teoria Queer

Resumen

A presente resenha discorre sobre o livro intitulado “Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças”, de Richard Miskolci, que faz sua discussão a respeito de como o processo educativo é centralizado em um modo/modelo cisheteronormativo. Esse autor conduz a reflexão sobre a forma como o sistema de ensino-aprendizagem interfere e condiciona as relações sociais, que, direta ou indiretamente, pressiona à normatização das pessoas. Concomitante a isso, por meio do debate que envolve a Teoria Queer, o pesquisador aponta para a urgente necessidade de rompimento dessa forma de pensamento, principalmente no que diz respeito à gênero e sexualidade.

Biografía del autor/a

Lucian Armindo da Silva Brinco, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da UFSM.

Benhur Pinós da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Geociências e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Lider do Grupo de Pesquisa CNPQ Espacialidades Urbanas. Integrante do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER). Integrande do coletivo de pesquisadores sobre Múltiplas Territorialidades e Microterritorialidades nas Cidades. Membro da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana. 

Citas

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança pública de 2022. Segurança em números. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponível em: < https://www.ufrgs.br/ppgseg/2022/06/28/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica-2022-atualizado/>. Acesso em 20 de set. 2022.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Universidade Federal de Ouro Preto, 2016.

ROSA, E. B. P. R. Cisheteronormatividade como instituição social. PET – Filosofia UFPR, Curitiba, v. 18, n. 2, 2020.

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

BRINCO, Lucian Armindo da Silva; COSTA, Benhur Pinós da. TEORIA QUEER: um aprendizado pelas diferenças, de Richard Miskolci. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 255–262, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i25.14951. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/14951. Acesso em: 29 sep. 2024.