UMA AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Contribuições para os sistemas de avaliação da CAPES
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.15095Schlagworte:
Estudo de egressos, Egressos da pós-graduação, Estudantes - Avaliação, Avaliação Educacional, Avaliação CapesAbstract
Visando a melhoria da qualidade de ensino e pesquisa, a avaliação das instituições de ensino é realizada por órgãos de controle e fomento. Nesse contexto, um dos grupos que requer atenção são os egressos. O presente estudo objetivou traçar o perfil dos diplomados pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU) e assim apresentar instrumentos para auxiliar na avaliação dos programas, bem como identificar geograficamente e a área de vínculo profissional dos egressos. Para tanto, foram analisados o total de 711 egressos, formados entre 2000 e 2020. A coleta de dados ocorreu nas atas de defesas, dissertações e teses, bem como nos currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Além de brasileiros, a formação alcançou alunos de outras 6 nacionalidades. A abrangência geográfica dos vínculos profissionais dos egressos contempla 4 países estrangeiros, 21 estados e 110 cidades brasileiras. A UFU recebeu maior destaque, sendo mencionada em 161 (23%) currículos como a instituição de vínculo profissional do egresso. Por sua vez, 57% informaram exercer atividades no ensino, evidenciando a importância do PPGeo/UFU nesse segmento. Espera-se que este estudo sirva de incentivo para a incorporação sistemática de egressos no conjunto de dados do programa, ampliando o escopo de sua avaliação, criando ferramentas para a constituição de um banco de dados do público aqui levantado, podendo, também ser esse conjunto de medidas uma referência para a área de Geografia no âmbito da Capes.
Literaturhinweise
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coleta Capes: conceitos e orientações: manual de preenchimento. Brasília, DF: Capes, 2020. E-book. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 29 jun. 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório técnico da DAV: egressos da pós-graduação: áreas estratégicas. Brasília, DF: Capes, 2017a. E-book. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/19122018-cartilha-dav-egressos-pdf. Acesso em: 21 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. I PNPG: Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 1979. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/I_PNPG.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CES/CNE no 1, de 3 de abril de 2001. Estabelece normas para funcionamento de curso de pós-graduação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução no 7, de 11 de dezembro de 2017. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/78281-rces007-17-pdf/file. Acesso em: 26 out. 2020.
CNPQ. Plataforma Lattes. Currículo Lattes. Brasília, DF: CNPQ, 2022. Portal. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 18 ago. 2021.
CORRÊA, C. P.; MARTINS, C. B. Análise da gestão de egressos em um programa de pós-graduação à luz dos indicadores de avaliação da CAPES. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 21., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2018. p. 1-17. Disponível em: https://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/1438.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.
ESPARTEL, L. B. O uso da opinião dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos: o caso de uma instituição de ensino superior catarinense. Revista Alcance, Itajaí, v. 16, n. 1, p. 102–114, 2009. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/ra/article/view/1050. Acesso em: 23 jun. 2022.
ESTEVAM, H. M.; GUIMARÃES, S. Avaliação do perfil de egressos do programa de pós-graduação stricto sensu em educação da UFU: impacto na formação docente e de pesquisador (2004-2009). Avaliação, Campinas, v. 16, n. 3, p. 703–730, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/j/aval/a/mQ3RZjtH5gdGTyqjCvPQwGN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 jul. 2022.
LAS CASAS, E. B.; CUNHA, D.; QUEIROZ, T. (org.). UFMG pesquisa egressos. Belo Horizonte: UFMG, 2019. E-book. Disponível em: https://www.editoraufmg.com.br/#/pages/ebook/782. Acesso em: 29 jul. 2022.
LIMA, L. A.; ANDRIOLA, W. B. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, n. 1, p. 104-125, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000100104&tlng=pt. Acesso em: 21 abr. 2022.
MOREIRA, M. L.; VELHO, L. Trajetória de egressos da pós- graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: uma ferramenta para avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 17, n. 1, p. 255–288, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/j/aval/a/7YYYZB4CycxGJRkG3p34tMK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 jul. 2022.
ORTIGOZA, S. A. G.; POLTRONIERI, L. C.; MACHADO, L. M. C. P. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 243–253, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17491. Acesso em: 28 jul. 2022.
SILVA, I. A. Mapa de localização das cidades de exercício profissional dos egressos do PPGeo/UFU - 2000-2022. Uberlândia: [s. n.], 2022. 1 mapa. Escala 1:1.000.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Centro de Ciências Humanas e Artes. Departamento de Geografia. Projeto para implantação do curso de mestrado em Geografia. Uberlândia: UFU, 1996.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Instituto de Geografia. Resolução no 28/2003, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geografia. Uberlândia: UFU, 2003.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Instituto de Geografia. Resolução SEI no 05/2018, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação. Faz nova publicação do Regulamento do Programa [...]. Uberlândia: UFU, 2018. Disponível em: http://www.ppgeo.ig.ufu.br/sites/ppgeo.ig.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/SEI_UFU%20-%200483207%20-%20Resolu%C3%A7%C3%A3o-05_2018-.pdf. Acesso em: 21 dez. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia: histórico e contextualização. Uberlândia, 2021. Disponível em: http://www.ppgeo.ig.ufu.br/node/139. Acesso em: 30 mar. 2022.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.