UMA AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Contribuições para os sistemas de avaliação da CAPES
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.15095Mots-clés :
Estudo de egressos, Egressos da pós-graduação, Estudantes - Avaliação, Avaliação Educacional, Avaliação CapesRésumé
Visando a melhoria da qualidade de ensino e pesquisa, a avaliação das instituições de ensino é realizada por órgãos de controle e fomento. Nesse contexto, um dos grupos que requer atenção são os egressos. O presente estudo objetivou traçar o perfil dos diplomados pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU) e assim apresentar instrumentos para auxiliar na avaliação dos programas, bem como identificar geograficamente e a área de vínculo profissional dos egressos. Para tanto, foram analisados o total de 711 egressos, formados entre 2000 e 2020. A coleta de dados ocorreu nas atas de defesas, dissertações e teses, bem como nos currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Além de brasileiros, a formação alcançou alunos de outras 6 nacionalidades. A abrangência geográfica dos vínculos profissionais dos egressos contempla 4 países estrangeiros, 21 estados e 110 cidades brasileiras. A UFU recebeu maior destaque, sendo mencionada em 161 (23%) currículos como a instituição de vínculo profissional do egresso. Por sua vez, 57% informaram exercer atividades no ensino, evidenciando a importância do PPGeo/UFU nesse segmento. Espera-se que este estudo sirva de incentivo para a incorporação sistemática de egressos no conjunto de dados do programa, ampliando o escopo de sua avaliação, criando ferramentas para a constituição de um banco de dados do público aqui levantado, podendo, também ser esse conjunto de medidas uma referência para a área de Geografia no âmbito da Capes.
Références
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coleta Capes: conceitos e orientações: manual de preenchimento. Brasília, DF: Capes, 2020. E-book. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 29 jun. 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório técnico da DAV: egressos da pós-graduação: áreas estratégicas. Brasília, DF: Capes, 2017a. E-book. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/19122018-cartilha-dav-egressos-pdf. Acesso em: 21 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. I PNPG: Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 1979. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/I_PNPG.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CES/CNE no 1, de 3 de abril de 2001. Estabelece normas para funcionamento de curso de pós-graduação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução no 7, de 11 de dezembro de 2017. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/78281-rces007-17-pdf/file. Acesso em: 26 out. 2020.
CNPQ. Plataforma Lattes. Currículo Lattes. Brasília, DF: CNPQ, 2022. Portal. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 18 ago. 2021.
CORRÊA, C. P.; MARTINS, C. B. Análise da gestão de egressos em um programa de pós-graduação à luz dos indicadores de avaliação da CAPES. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 21., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2018. p. 1-17. Disponível em: https://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/1438.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.
ESPARTEL, L. B. O uso da opinião dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos: o caso de uma instituição de ensino superior catarinense. Revista Alcance, Itajaí, v. 16, n. 1, p. 102–114, 2009. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/ra/article/view/1050. Acesso em: 23 jun. 2022.
ESTEVAM, H. M.; GUIMARÃES, S. Avaliação do perfil de egressos do programa de pós-graduação stricto sensu em educação da UFU: impacto na formação docente e de pesquisador (2004-2009). Avaliação, Campinas, v. 16, n. 3, p. 703–730, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/j/aval/a/mQ3RZjtH5gdGTyqjCvPQwGN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 jul. 2022.
LAS CASAS, E. B.; CUNHA, D.; QUEIROZ, T. (org.). UFMG pesquisa egressos. Belo Horizonte: UFMG, 2019. E-book. Disponível em: https://www.editoraufmg.com.br/#/pages/ebook/782. Acesso em: 29 jul. 2022.
LIMA, L. A.; ANDRIOLA, W. B. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, n. 1, p. 104-125, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000100104&tlng=pt. Acesso em: 21 abr. 2022.
MOREIRA, M. L.; VELHO, L. Trajetória de egressos da pós- graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: uma ferramenta para avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 17, n. 1, p. 255–288, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/j/aval/a/7YYYZB4CycxGJRkG3p34tMK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 jul. 2022.
ORTIGOZA, S. A. G.; POLTRONIERI, L. C.; MACHADO, L. M. C. P. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 243–253, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17491. Acesso em: 28 jul. 2022.
SILVA, I. A. Mapa de localização das cidades de exercício profissional dos egressos do PPGeo/UFU - 2000-2022. Uberlândia: [s. n.], 2022. 1 mapa. Escala 1:1.000.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Centro de Ciências Humanas e Artes. Departamento de Geografia. Projeto para implantação do curso de mestrado em Geografia. Uberlândia: UFU, 1996.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Instituto de Geografia. Resolução no 28/2003, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geografia. Uberlândia: UFU, 2003.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Instituto de Geografia. Resolução SEI no 05/2018, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação. Faz nova publicação do Regulamento do Programa [...]. Uberlândia: UFU, 2018. Disponível em: http://www.ppgeo.ig.ufu.br/sites/ppgeo.ig.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/SEI_UFU%20-%200483207%20-%20Resolu%C3%A7%C3%A3o-05_2018-.pdf. Acesso em: 21 dez. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia: histórico e contextualização. Uberlândia, 2021. Disponível em: http://www.ppgeo.ig.ufu.br/node/139. Acesso em: 30 mar. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.