IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO TOCANTINS

experiências do Programa PET Economia da UFT

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.16282

Schlagworte:

Educação financeira, Tocantins, Programa de Educação Tutorial, Experiências

Abstract

A educação financeira tornou-se uma preocupação crescente num mundo globalizado, gerando um aprofundamento nos estudos sobre o tema. A educação financeira estimula o desenvolvimento de conhecimento, aptidão e habilidades, formando indivíduos preparados para administrar suas finanças de maneira eficaz. Assim sendo, este artigo tem por objetivo relatar as implicações sociais da educação financeira no estado do Tocantins por meio do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (PET-Economia/UFT). A metodologia adotada foi o método descritivo à guisa da literatura. Os principais resultados evidenciam uma interação entre academia e sociedade, participação em projetos com organização externa, vivência e aprendizado com diferentes atores sociais e econômicos. Formando cidadãos capacitados pata tomada de decisões e escolhas conscientes para administração de seus recursos financeiros, sejam eles, jovem ou melhor idade.

Autor/innen-Biografien

Izadora Farias de Alencar, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do Curso de Ciências Econômicas, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do Grupo PET Economia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), estagiária do Conselho Regional de Economia (CORECON – TO).

 

Maria Cláudia Lemos Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Economista pela UFT, ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do Grupo PET Economia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), estagiária da empresa Fin4She.

Juliana Aguiar de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Curso de Ciências Econômicas e doutoranda em Planejamento urbano e regional. Atua em projetos de educação financeira para professores da rede pública estadual e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica (idosos e mulheres). Integra o Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos – NERUD.

Gisele Barbosa de Paiva, Universidade de Brasília

Professora do Curso de Ciências Econômicas e doutora em Economia pela UnB. Atua em projetos de educação financeira para professores da rede pública estadual e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica (idosos e mulheres). Integra o Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos – NERUD.

 

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Economista pela UEM, Mestre em Economia Aplicada pela UFV e Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE, Toledo - PR. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Lider do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil (DRT - Centro Norte). Bolsista de Produtividade da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Tocantins - FAPT.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2024-03-21

Zitationsvorschlag

ALENCAR, Izadora Farias de; OLIVEIRA, Maria Cláudia Lemos; MELO, Juliana Aguiar de; PAIVA, Gisele Barbosa de; OLIVEIRA, Nilton Marques de. IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO TOCANTINS: experiências do Programa PET Economia da UFT. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 372–386, 2024. DOI: 10.20873/rtg.v13i29.16282. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/16282. Acesso em: 24 nov. 2024.

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