IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO TOCANTINS

experiências do Programa PET Economia da UFT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.16282

Palabras clave:

Educação financeira, Tocantins, Programa de Educação Tutorial, Experiências

Resumen

A educação financeira tornou-se uma preocupação crescente num mundo globalizado, gerando um aprofundamento nos estudos sobre o tema. A educação financeira estimula o desenvolvimento de conhecimento, aptidão e habilidades, formando indivíduos preparados para administrar suas finanças de maneira eficaz. Assim sendo, este artigo tem por objetivo relatar as implicações sociais da educação financeira no estado do Tocantins por meio do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (PET-Economia/UFT). A metodologia adotada foi o método descritivo à guisa da literatura. Os principais resultados evidenciam uma interação entre academia e sociedade, participação em projetos com organização externa, vivência e aprendizado com diferentes atores sociais e econômicos. Formando cidadãos capacitados pata tomada de decisões e escolhas conscientes para administração de seus recursos financeiros, sejam eles, jovem ou melhor idade.

Biografía del autor/a

Izadora Farias de Alencar, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do Curso de Ciências Econômicas, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do Grupo PET Economia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), estagiária do Conselho Regional de Economia (CORECON – TO).

 

Maria Cláudia Lemos Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Economista pela UFT, ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do Grupo PET Economia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), estagiária da empresa Fin4She.

Juliana Aguiar de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Curso de Ciências Econômicas e doutoranda em Planejamento urbano e regional. Atua em projetos de educação financeira para professores da rede pública estadual e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica (idosos e mulheres). Integra o Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos – NERUD.

Gisele Barbosa de Paiva, Universidade de Brasília

Professora do Curso de Ciências Econômicas e doutora em Economia pela UnB. Atua em projetos de educação financeira para professores da rede pública estadual e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica (idosos e mulheres). Integra o Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos – NERUD.

 

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Economista pela UEM, Mestre em Economia Aplicada pela UFV e Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE, Toledo - PR. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Lider do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil (DRT - Centro Norte). Bolsista de Produtividade da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Tocantins - FAPT.

Citas

ABDAL, A. Sobre regiões e desenvolvimento: o processo de desenvolvimento regional brasileiro no período 1999-2010. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 261. 2015.

AMADO, A. M.; FREITAS, J. T. Instabilidade financeira em países em desenvolvimento: uma análise intersetorial. Economia e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 1 (68), p. 119-147, janeiro-abril 2020.

ARRAIS, T.A. Desigualdade de renda, emprego público e transferências de renda no Brasil contemporâneo. Mercator, Fortaleza, v. 18, e18008, 2019. Disponível em> https://doi.org/10.4215/rm2019.e18008. Acesso em 20 de set. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (AEF-BRASIL). Semana Enef 2017. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/semana-enef-2017/. Acesso em: 25 ago. 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira –Enef, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2010. Seção 1, p. 7-8.

ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira. Relatório Anual, 2016. Disponível em: :https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/Relat%C3%B3rio-Anual-2016.pdf. Acessoem: 20 ago. 2020.

FORTE, C. Estratégia nacional de educação financeira (ENEF): em busca de um Brasil melhor. 1. ed. São Paulo: riemma, 2020.

MELO, J. A.; PAIVA, G.B.; GODOI, A.C.; RODRIGUES, W. Trajetória da educação financeira nas escolas do Tocantins: do programa piloto à consolidação do polo de formação de professores na Universidade Federal do Tocantins. In: FORTE, C. (Ed.). Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF): Em busca de um Brasil melhor. 1° ed. São Paulo: Riemma, 2020. p. 293.

SALVADOR, E. Fundo público e conflito distributivo em tempos de ajuste fiscal no Brasil. Brasil: Estado Social contra a Barbárie. São Pulo: Fundação Perseu Abramo, p. 367-388, 2020.

SANTOS, R.A. T. O Impacto da educação financeira sobre a vulnerabilidade econômica em idosos de baixa renda: uma avaliação do programa “eu e minha aposentadoria – organizando a vida financeira”. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade Federal do Tocantins – UFT. Palmas, p.109. 2019.

Publicado

2024-03-21

Cómo citar

ALENCAR, Izadora Farias de; OLIVEIRA, Maria Cláudia Lemos; MELO, Juliana Aguiar de; PAIVA, Gisele Barbosa de; OLIVEIRA, Nilton Marques de. IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO TOCANTINS: experiências do Programa PET Economia da UFT. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 372–386, 2024. DOI: 10.20873/rtg.v13i29.16282. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/16282. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a