IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO TOCANTINS
experiências do Programa PET Economia da UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.16282Palabras clave:
Educação financeira, Tocantins, Programa de Educação Tutorial, ExperiênciasResumen
A educação financeira tornou-se uma preocupação crescente num mundo globalizado, gerando um aprofundamento nos estudos sobre o tema. A educação financeira estimula o desenvolvimento de conhecimento, aptidão e habilidades, formando indivíduos preparados para administrar suas finanças de maneira eficaz. Assim sendo, este artigo tem por objetivo relatar as implicações sociais da educação financeira no estado do Tocantins por meio do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (PET-Economia/UFT). A metodologia adotada foi o método descritivo à guisa da literatura. Os principais resultados evidenciam uma interação entre academia e sociedade, participação em projetos com organização externa, vivência e aprendizado com diferentes atores sociais e econômicos. Formando cidadãos capacitados pata tomada de decisões e escolhas conscientes para administração de seus recursos financeiros, sejam eles, jovem ou melhor idade.
Citas
ABDAL, A. Sobre regiões e desenvolvimento: o processo de desenvolvimento regional brasileiro no período 1999-2010. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 261. 2015.
AMADO, A. M.; FREITAS, J. T. Instabilidade financeira em países em desenvolvimento: uma análise intersetorial. Economia e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 1 (68), p. 119-147, janeiro-abril 2020.
ARRAIS, T.A. Desigualdade de renda, emprego público e transferências de renda no Brasil contemporâneo. Mercator, Fortaleza, v. 18, e18008, 2019. Disponível em> https://doi.org/10.4215/rm2019.e18008. Acesso em 20 de set. 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (AEF-BRASIL). Semana Enef 2017. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/semana-enef-2017/. Acesso em: 25 ago. 2020.
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira –Enef, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2010. Seção 1, p. 7-8.
ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira. Relatório Anual, 2016. Disponível em: :https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/Relat%C3%B3rio-Anual-2016.pdf. Acessoem: 20 ago. 2020.
FORTE, C. Estratégia nacional de educação financeira (ENEF): em busca de um Brasil melhor. 1. ed. São Paulo: riemma, 2020.
MELO, J. A.; PAIVA, G.B.; GODOI, A.C.; RODRIGUES, W. Trajetória da educação financeira nas escolas do Tocantins: do programa piloto à consolidação do polo de formação de professores na Universidade Federal do Tocantins. In: FORTE, C. (Ed.). Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF): Em busca de um Brasil melhor. 1° ed. São Paulo: Riemma, 2020. p. 293.
SALVADOR, E. Fundo público e conflito distributivo em tempos de ajuste fiscal no Brasil. Brasil: Estado Social contra a Barbárie. São Pulo: Fundação Perseu Abramo, p. 367-388, 2020.
SANTOS, R.A. T. O Impacto da educação financeira sobre a vulnerabilidade econômica em idosos de baixa renda: uma avaliação do programa “eu e minha aposentadoria – organizando a vida financeira”. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade Federal do Tocantins – UFT. Palmas, p.109. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Tocantinense de Geografía
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.