CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA LINHA DE PESQUISA ENSINO DE GEOGRAFIA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16496Schlagworte:
Pós-Graduação em Geografia, Educação geográfica, Ensino de Geografia, Redes ColaborativasAbstract
Em razão da comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Tocantins este artigo tem como objetivo apresentar o percurso de criação e os desdobramentos que contribuíram para a consolidação da área de pesquisa em Ensino de Geografia no PPGG. A partir de um conjunto de fontes históricas, da produção acadêmica e de registros de pesquisas busca-se explicitar as ações que resultaram na constituição da linha de pesquisa em Ensino de Geografia no PPGG da UFT. O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins foi implantado em 2011 com duas linhas de pesquisa: "Análise e Gestão Geoambiental" e "Estudos Geoterritoriais" e permaneceu até 2016 com esta configuração. A alteração das linhas de pesquisa no PPGG ocorreu em 2016 mediante a demanda que crescia ano após ano por orientações na área de ensino de Geografia. Em 2017 o PPGG incluiu a linha de pesquisa “Ensino de Geografia” no processo seletivo procurando destacar a Geografia na dimensão do ensino com espaço para a reflexão, pesquisa e debate sobre a Geografia no contexto da educação escolar, a formação de professores, a relação entre Geografia e educação formal e não-formal, a relação ensino aprendizagem na Geografia, cultura-arte-memória-imaginário no ensino da Geografia, tecnologias e práticas pedagógicas, ensino de Geografia e Educação Ambiental, e as categorias geográficas na relação do ensino aprendizagem. Durante esses 6 anos de formação de mestres na área de ensino de Geografia o PPGG contabiliza 15 dissertações defendidas (até abril de 2023) e 7 em andamento.
Literaturhinweise
ASCENÇÃO, Valéria Oliveira Roque; VALADÃO, Roberto C. Professor de geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Scripta Nova - Revista Electrónica de Geografía Y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona. Vol. XVIII, núm. 496 (03), 2014. Disponível em https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova
BACHELAR, Gaston. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de janeiro, Contraponto, 1986.
CABRAL, Thiago Manhães; CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação. v. 21, 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbhe/a/ppywyRPSsyFq6RkRnRKyd6w/?lang=pt&format=pdf
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em www.cedes.unicamp.br
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 207-232, jan./jun., 2017. Disponível em https://www.revistaedugeo.com.br
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch; GUIMARÃES, Raul Borges. For a powerful geography in the brazilian national curriculum. In: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; GARRIDO-PEREIRA, Marcelo. LACHE, Nubia Moreno. (org.) Geographical reasoning and learning: perspectives on curriculum and cartography from South America. Switzerland: Springer, 2021. p. 15-31.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: vasculhando anotações... Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 235-252, jan./jun., 2020. Disponível em https://www.revistaedugeo.com.br
CAVALCANTI, Lana de Souza. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de geografia no brasil? um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia. Goiânia, v. 36, n. 3, p. 399-419, set./dez. 2016. Disponível em https://revistas.ufg.br/bgg/index
DUARTE, Ronaldo Goulart. School Cartography and Spatial Thinking of Brazilian Students at the end of Junior High School. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 142-160, 2018. Disponível em https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/1475
GOMES, Paulo César da Costa. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; RICHTER, Denis (Orgs.) Formação de professores de Geografia no Brasil. Goiânia: Editora Alfa, 2020.
PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. Um mundo de aproximações geográficas com a obra de Chico Buarque: música, linguagem e pensamento geoespacial. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 142-160, 2018. Disponível em https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/1472
PINHEIRO, Antonio Carlos. O ensino de Geografia no Brasil. Goiânia: Editora Vieira, 2005.
STRAFORINI Rafael; CANTO, Tânia Seneme do, AMORIM, Raul Reis. Apresentação e dados estatísticos. Anais do 14º Enpeg. Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Políticas, linguagens e trajetórias. Campinas: Unicamp, 2019. Disponível em https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/about.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.