FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E EXEMPLOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS MUNICIPAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16847Schlagworte:
Princípios, Legislação, Interdisciplinaridade, ConscientizaçãoAbstract
A educação ambiental no Brasil está em processo de adesão da prática pedagógica desde a década de 1990, sendo oficializada por uma política nacional em 1999. O meio ambiente precisa ser tratado mais do que um eixo transversal, sendo parte integrante da realidade dos educandos no século XXI, a partir dos princípios de sustentabilidade, interdisciplinaridade e complexidade. As práticas educativo-ambientais podem ser aplicadas pela corrente crítico-reflexiva de Paulo Freire no contexto da leitura de mundo feita pelo educando diante dos problemas ambientais de sua localidade. Um dos principais exemplos de práticas educativo-ambientais é a realização de trabalhos de campo em microbacias hidrográficas. As práticas educacionais e ambientais possuem fundamentações legais e os docentes podem apoiar suas metodologias e práticas. Como exemplo de prática educativo-ambiental existem visitas em parques ecológicos criados em espaços públicos de antigas áreas degradadas, a fim de despertar a conscientização de alunos do ensino fundamental para as práticas respeito à natureza e aos espaços públicos.
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