FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E EXEMPLOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS MUNICIPAIS

Auteurs-es

  • Alyson Bueno Francisco Universidade Estadual Paulista

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16847

Mots-clés :

Princípios, Legislação, Interdisciplinaridade, Conscientização

Résumé

A educação ambiental no Brasil está em processo de adesão da prática pedagógica desde a década de 1990, sendo oficializada por uma política nacional em 1999. O meio ambiente precisa ser tratado mais do que um eixo transversal, sendo parte integrante da realidade dos educandos no século XXI, a partir dos princípios de sustentabilidade, interdisciplinaridade e complexidade. As práticas educativo-ambientais podem ser aplicadas pela corrente crítico-reflexiva de Paulo Freire no contexto da leitura de mundo feita pelo educando diante dos problemas ambientais de sua localidade. Um dos principais exemplos de práticas educativo-ambientais é a realização de trabalhos de campo em microbacias hidrográficas. As práticas educacionais e ambientais possuem fundamentações legais e os docentes podem apoiar suas metodologias e práticas. Como exemplo de prática educativo-ambiental existem visitas em parques ecológicos criados em espaços públicos de antigas áreas degradadas, a fim de despertar a conscientização de alunos do ensino fundamental para as práticas respeito à natureza e aos espaços públicos.

Biographie de l'auteur-e

Alyson Bueno Francisco, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Geografia (2017), Mestre em Geografia (2011), Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Campus de Presidente Prudente. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Franca. Defendeu o doutorado aos 30 anos de idade. Realizou estágio pós-doutoral de 12 meses com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) nas modalidades de iniciação científica, mestrado e doutorado. Possui 38 publicações em 2018 e 2019. Passou por todos os níveis de ensino em escolas públicas e universidade pública. Atuou profissionalmente nas esferas federal (IBGE), estadual (professor no Centro Paula Souza e tutor em EAD pela FUNDUNESP) e municipal (técnico em agrimensura). Possui publicações com autoria individual em 8 livros, 6 capítulos, 26 artigos nacionais e artigo internacional. É pesquisador dos temas: erosão urbana, monitoramento de boçorocas, controle de erosão, cartografia em grandes escalas e extensão universitária em práticas de conservação da natureza.

Références

BRASIL. Lei federal nº 6.938 de 31 de agosto de 1981. Brasília: Presidência da República. Lex. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.html Acesso em: 15 abr. 2020.

BRASIL. Constituição Federal de 5 de outubro de 1988. Brasília: Congresso Nacional. Lex. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html

BRASIL. lei federal nº 9.433 de 8 de janeiro de 1997. institui a política nacional de recursos hídricos. brasília: presidência da república. Lex. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.html

BRASIL. Lei federal n. 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. Lex. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama Acesso em: 29 abr. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GUIMARÃES, E. M. A. Trabalhos de campo em bacias hidrográficas: os caminhos de uma experiência em educação ambiental. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Estadual de Campinas, 1999, 184f.

LEFF, E. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de professor, Ponta Grossa, n.14 v.2, p. 309-335, 2011.

MORALES, A. G. M. A formação do profissional educador ambiental. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento), Universidade Federal do Paraná, 2007, 257f.

OLIVEIRA, A. M. S. Educação Ambiental Transformadora: o Método VERAH. São Paulo: Ícone, 2013.

RISSO, L. C.; PASCOETO, J. T. A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 03, p. 249-264, 2016.

SÃO PAULO. Lei nº 12.780 de 30 de novembro de 2007. Institui a Política Estadual de Educação Ambiental. Lex. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei-1278030.11.2007.html Acesso em 27 fev. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2023-08-29

Comment citer

FRANCISCO, Alyson Bueno. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E EXEMPLOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS MUNICIPAIS. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 01–11, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16847. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/16847. Acesso em: 21 nov. 2024.