SALVADOR-BAHIA, A CIDADE DA MULTIPLICAÇÕES DE EVENTOS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i33.17693

Schlagworte:

Eventos, Cidade como Mercadoria, Empresariamento Urbano, Refuncionalização

Abstract

Compreende-se que diversas cidades adotaram o modelo de Empresariamento Urbano (Harvey,1996) para suas gestões e Salvador encontra-se nesse bojo. Ressalta-se que o município aderiu este modelo a partir do ano de 2013, no intuito de intensificar a sua competitividade no cenário da Guerra dos Lugares (Santos, 2001) e ratificando a condição de mercadoria (Vainer,2003). Destaca-se que este modelo de Empresariamento Urbano ocorrido em Salvador foi pautado em dois eixos primordiais, o processo de refuncionalização dos espaços, bem como a produção de eventos. Eventos esse que, conforme Santos (2003), compreende-se como ações de intencionalidade, realizado por atores específicos, no caso de Salvador, o poder público municipal e a massificação destes eventos por toda a cidade. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo debater a produção de eventos em Salvador como instrumento de projeto político municipal, os quais tem como foco principal a transformação da capital baiana em uma cidade como mercadoria, dentro do contexto da Guerra dos Lugares, entre os anos de 2012 a 2019. Quanto à abordagem metodológica, o suprareferido artigo pautou-se nas pesquisas bibliográficas e levantamento de arquivos de jornais de Salvador-BA, para compreender e debater os aspectos referentes à produção de eventos em Salvador por meio do poder público municipal.

Autor/innen-Biografie

Marcel Azevedo Batista D'Alexandria, Universidade Federal de Alfenas

Atualmente participa como Pós-doutorando do projeto "Fomento das indicações geográficas para desenvolvimento sustentável no campo: Indicações geográficas, relação custo benefício para agroalimentos e difusão da prática como forma de agregar valor aos sistemas agrícolas brasileiros" na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ESALQ/USP. Entre 2024 e 2025 exerceu a função de professor substituto no IFSP (Campus Registro-SP), onde lecionou no Ensino Médio Integrado, bem como ministrou a disciplina Metodologia do Ensino de Geografia no curso de Licenciatura em Pedagogia da mesma instituição. Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com período de investigação por 6 meses na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2015). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2013), possui MBA em Gestão de Varejo pela Faculdade Ruy Barbosa (2014) e graduado em Administração com Marketing pela Fundação Visconde de Cairu (2010). Membro vinculado do Grupo de pesquisa Território, Propriedade Intelectual e Patrimônio (TERPI) da Universidade Federal da Bahia, do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES da Universidade Federal de Alfenas e do GPIG - Grupo de Pesquisa em Indicações Geográficas, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi professor substituto (2023/2024) na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), na qual lecionou as disciplinas de Geografia Econômica, Geografia Regional, Geografia da População e Geografia do Espaço Mundial nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia. Exerceu a função de Agente de Indicações Geográficas pelo SEBRAE com enfoque na Indicação de Procedência Divina Pastora em Sergipe (2022/2023) e Indicação de Procedência Campo das Vertentes em Minas Gerais (2023). Atualmente desenvolve os projetos " Do Saber ao Fazer: compreensões e potencialidades das Indicações Geográficas no Sul de Minas Gerais" e "A dimensão da Geografia do Esporte: compreensões teóricas a práticas do local ao global". Atuação, também, em estudos sobre Globalização, Empresariamento Urbano, Políticas Públicas e Reestruturação Urbana/Regional. Pesquisador nas áreas da Geografia Urbana, Geografia Econômica, Geografia do Esporte, Turismo e Gestão Pública. 

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Veröffentlicht

2025-06-13

Zitationsvorschlag

D’ALEXANDRIA, Marcel Azevedo Batista. SALVADOR-BAHIA, A CIDADE DA MULTIPLICAÇÕES DE EVENTOS . Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 165–195, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i33.17693. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/17693. Acesso em: 20 juni. 2025.