SALVADOR-BA, LA CIUDAD DE MULTIPLICACIONES DE EVENTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i33.17693

Palabras clave:

Eventos, Cidade como Mercadoria, Empresariamento Urbano, Refuncionalização

Resumen

Se entiende que varias ciudades han adoptado el modelo de Emprendimiento Urbano (Harvey, 1996) para su gestión y Salvador se encuentra en esta categoría. Es de destacar que el municipio adoptó este modelo a partir de 2013, con el objetivo de intensificar su competitividad en el contexto de la Guerra de Lugares (Santos, 2001) y ratificar su condición de mercancía (Vainer, 2003). Es de destacar que este modelo de Emprendimiento Urbano que tuvo lugar en Salvador se basó en dos ejes principales, el proceso de refuncionalización de espacios, así como la producción de eventos. Estos hechos, según Santos (2003), se entienden como acciones intencionales, realizadas por actores específicos, en el caso de Salvador, el gobierno municipal y la masificación de estos eventos en toda la ciudad. Con este fin, este artículo tiene como objetivo presentar las transformaciones ocurridas en Salvador a través de la producción de eventos, que tienen como foco principal la transformación de la capital bahiana en una ciudad como mercancía, en el contexto de la Guerra de los Lugares. Los eventos enumerados son Carnaval, Nochevieja, Fiesta de la Ciudad y Fiesta de Primavera. En cuanto al enfoque metodológico, el artículo mencionado se basó en un enfoque cuali-cuantitativo, a través de una investigación de campo para validar y comparar las investigaciones teóricas utilizadas en el trabajo.

Biografía del autor/a

Marcel Azevedo Batista D'Alexandria, Universidade Federal de Alfenas

Atualmente participa como Pós-doutorando do projeto "Fomento das indicações geográficas para desenvolvimento sustentável no campo: Indicações geográficas, relação custo benefício para agroalimentos e difusão da prática como forma de agregar valor aos sistemas agrícolas brasileiros" na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ESALQ/USP. Entre 2024 e 2025 exerceu a função de professor substituto no IFSP (Campus Registro-SP), onde lecionou no Ensino Médio Integrado, bem como ministrou a disciplina Metodologia do Ensino de Geografia no curso de Licenciatura em Pedagogia da mesma instituição. Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com período de investigação por 6 meses na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2015). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2013), possui MBA em Gestão de Varejo pela Faculdade Ruy Barbosa (2014) e graduado em Administração com Marketing pela Fundação Visconde de Cairu (2010). Membro vinculado do Grupo de pesquisa Território, Propriedade Intelectual e Patrimônio (TERPI) da Universidade Federal da Bahia, do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES da Universidade Federal de Alfenas e do GPIG - Grupo de Pesquisa em Indicações Geográficas, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi professor substituto (2023/2024) na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), na qual lecionou as disciplinas de Geografia Econômica, Geografia Regional, Geografia da População e Geografia do Espaço Mundial nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia. Exerceu a função de Agente de Indicações Geográficas pelo SEBRAE com enfoque na Indicação de Procedência Divina Pastora em Sergipe (2022/2023) e Indicação de Procedência Campo das Vertentes em Minas Gerais (2023). Atualmente desenvolve os projetos " Do Saber ao Fazer: compreensões e potencialidades das Indicações Geográficas no Sul de Minas Gerais" e "A dimensão da Geografia do Esporte: compreensões teóricas a práticas do local ao global". Atuação, também, em estudos sobre Globalização, Empresariamento Urbano, Políticas Públicas e Reestruturação Urbana/Regional. Pesquisador nas áreas da Geografia Urbana, Geografia Econômica, Geografia do Esporte, Turismo e Gestão Pública. 

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Publicado

2025-06-13

Cómo citar

D’ALEXANDRIA, Marcel Azevedo Batista. SALVADOR-BA, LA CIUDAD DE MULTIPLICACIONES DE EVENTOS. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 165–195, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i33.17693. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/17693. Acesso em: 20 jun. 2025.