A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM UM OLHAR SENSÍVEL PARA INCLUIR ALUNOS COM AUTISMO

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.18294

Schlagworte:

Contação de história, Leitura, Autismo

Abstract

A contação de história é um tema bastante discutido quando se trata de recursos para o incentivo à leitura. A partir dessa premissa, este artigo propõe um olhar sensível para alunos autistas na mágica aventura das histórias contadas e para tal alguns objetivos foram traçados. Temos como objetivo geral o processo de inclusão da criança autista na contação de histórias, o qual foi desdobrado em três objetivos específicos que são: investigar como acontece a interação da criança autista; identificar os fatores que contribuem para aproximar o aluno autista da leitura e analisar estratégias para promover a inclusão. A pesquisa se justifica por acreditar que a contação de histórias atrai o interesse da criança para os livros e estimula o desejo de ser um leitor e a criança autista tem o direito de participar desse processo de forma prazerosa. Percebe-se a partir das análises que é por meio das leituras que a contação de histórias pode ser um recurso importante na construção de uma relação de confiança entre a criança autista e o professor, bem como entre seus colegas. Para isso, é importante construir uma relação em que a criança possa sentir-se segura.

Autor/innen-Biografien

Clésia Guimarães dos Santos, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em LETRAS- LÍNGUA PORTUGUESA pela Universidade Federal de Rondonópolis (2022) e graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (2016). Atualmente é técnico administrativo educacional - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso.

Ana Claudia Reis Bittencourt, Universidade Federal de Rondonópolis

Pós-Graduada em Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade pela Instituição FAVENI; Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); graduada em Letras- Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); graduada em Pedagogia pela União Brasileira de Faculdades (UniBF). Atualmente é docente de Educação Infantil- Prefeitura de Rondonópolis.

Káthia dos Santos Rocha, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em Pedagogia pela UniBF. Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFMT). Sua trajetória acadêmica reflete o interesse pela formação humana, pelos processos educativos e pelo papel social da informação, integrando conhecimentos das áreas da educação e da biblioteconomia em suas práticas e pesquisas.

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Veröffentlicht

2025-12-16

Zitationsvorschlag

SANTOS, Clésia Guimarães dos; BITTENCOURT, Ana Claudia Reis; ROCHA, Káthia dos Santos. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM UM OLHAR SENSÍVEL PARA INCLUIR ALUNOS COM AUTISMO. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 263–277, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i34.18294. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/18294. Acesso em: 17 dez. 2025.