O ENSINO DA GEOPOLÍTICA DOS CONFLITOS REGIONAIS ATRAVÉS DO CONTEXTO DO FUTEBOL: POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO.
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v7n12p18-36Schlagworte:
Ensino, Geopolítica, Futebol.Abstract
A cada ano o ensino de Geografia precisa de novas tecnologias aplicadas ao seu trabalho didático em sala de aula. Dentro dessa premissa esse artigo tem o objetivo de trabalhar os conteúdos referentes a Geopolítica dos conflitos mundiais através do contexto do futebol e as principais rivalidades no mundo. Neste cenário, o trabalho foi pautado nos moldes da pesquisa-ação, do tipo qualitativo, descritiva; tendo como sujeitos participantes alunos de uma turma de terceira série do ensino médio em Formosa (GO). Foram desenvolvidas aulas teóricas de cunho expositivo e também contextualizadas utilizando recursos tecnológicos como TV, DVD´s para exibição de filmes para diversificar o ensino. Para buscar ampliar os horizontes, ainda foram utilizadas a prática desportiva como ponto culminante do projeto. Ao final foi aplicado um questionário aos alunos que nos mostrou que o ensino utilizando de contextos diferentes e próximos aos alunos, além de uma diversificação metodológica são de grande potencial para o processo de ensinar e aprender Geografia dentro do conteúdo da Geopolítica e conflitos regionais no ensino médio.
Literaturhinweise
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, Celso. Geografia para a Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis, RJ. Vozes, 2012;
ANTUNES, Celso. Sala de aula e futebol. Petrópolis, RJ. Vozes, 2014;
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora: Porto, Portugal, 2013;
BRITO, Jaqueline Andrade. Caminhos e possibilidades para o ensino de Geografia. Entrelaçado – Revista Eletrônica de Culturas e Educação, n. 5, ano, jan.̸Abril, 2012. ISSN 2179.8443. Disponível em: < http://www.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/downloads/edicao-no-05-ano-iii/173-caminhos-e-possibilidades-para-o-ensino-de-geografia-jaqueline-brito/download> Acesso em 15 de Agosto de 2017.
CAMPOY, T. J. Metodología de La Investigación Científica, Manual para Elaboración de Tesis Y Trabajos de Investigación. 2ª Ed., Editorial: Universidad Nacional del Este. Ciudad del Este, Paraguay, 2016;
CENTURIÓN, Diosnel. Manual abreviado de método y estilo: guia para la elaboración de tesis y disertaciones basada em normas académicas internacionales. 1ª ed. Curitiba, PR. CRV, 2015;
SADI, Renato Sampaio; SANTOS, Ivan dos; ARAÚJO, Rafael Vieira. Pedagogia do Esporte: explorando os caminhos da formação permanente e da intervenção criativa em crianças e jovens esportistas. São Paulo, SP: Editora Ícone, 2016;
SEDUCE. Currículo Referência. Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Goiânia, GO: Governo de Goiás, 2017;
VESENTINI, José William. Repensando a Geografia Escolar para o Século XXI. São Paulo: Editora Plêiade, 2009.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.