O ENSINO DA GEOPOLÍTICA DOS CONFLITOS REGIONAIS ATRAVÉS DO CONTEXTO DO FUTEBOL: POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO.

Autor/innen

  • Marcos Vinicius Santos Dourado UAA - Universidad Autónoma de Asunción

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v7n12p18-36

Schlagworte:

Ensino, Geopolítica, Futebol.

Abstract

A cada ano o ensino de Geografia precisa de novas tecnologias aplicadas ao seu trabalho didático em sala de aula. Dentro dessa premissa esse artigo tem o objetivo de trabalhar os conteúdos referentes a Geopolítica dos conflitos mundiais através do contexto do futebol e as principais rivalidades no mundo. Neste cenário, o trabalho foi pautado nos moldes da pesquisa-ação, do tipo qualitativo, descritiva; tendo como sujeitos participantes alunos de uma turma de terceira série do ensino médio em Formosa (GO). Foram desenvolvidas aulas teóricas de cunho expositivo e também contextualizadas utilizando recursos tecnológicos como TV, DVD´s para exibição de filmes para diversificar o ensino. Para buscar ampliar os horizontes, ainda foram utilizadas a prática desportiva como ponto culminante do projeto. Ao final foi aplicado um questionário aos alunos que nos mostrou que o ensino utilizando de contextos diferentes e próximos aos alunos, além de uma diversificação metodológica são de grande potencial para o processo de ensinar e aprender Geografia dentro do conteúdo da Geopolítica e conflitos regionais no ensino médio.

Literaturhinweise

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, Celso. Geografia para a Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis, RJ. Vozes, 2012;

ANTUNES, Celso. Sala de aula e futebol. Petrópolis, RJ. Vozes, 2014;

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora: Porto, Portugal, 2013;

BRITO, Jaqueline Andrade. Caminhos e possibilidades para o ensino de Geografia. Entrelaçado – Revista Eletrônica de Culturas e Educação, n. 5, ano, jan.̸Abril, 2012. ISSN 2179.8443. Disponível em: < http://www.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/downloads/edicao-no-05-ano-iii/173-caminhos-e-possibilidades-para-o-ensino-de-geografia-jaqueline-brito/download> Acesso em 15 de Agosto de 2017.

CAMPOY, T. J. Metodología de La Investigación Científica, Manual para Elaboración de Tesis Y Trabajos de Investigación. 2ª Ed., Editorial: Universidad Nacional del Este. Ciudad del Este, Paraguay, 2016;

CENTURIÓN, Diosnel. Manual abreviado de método y estilo: guia para la elaboración de tesis y disertaciones basada em normas académicas internacionales. 1ª ed. Curitiba, PR. CRV, 2015;

SADI, Renato Sampaio; SANTOS, Ivan dos; ARAÚJO, Rafael Vieira. Pedagogia do Esporte: explorando os caminhos da formação permanente e da intervenção criativa em crianças e jovens esportistas. São Paulo, SP: Editora Ícone, 2016;

SEDUCE. Currículo Referência. Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Goiânia, GO: Governo de Goiás, 2017;

VESENTINI, José William. Repensando a Geografia Escolar para o Século XXI. São Paulo: Editora Plêiade, 2009.

Veröffentlicht

2018-04-13

Zitationsvorschlag

DOURADO, Marcos Vinicius Santos. O ENSINO DA GEOPOLÍTICA DOS CONFLITOS REGIONAIS ATRAVÉS DO CONTEXTO DO FUTEBOL: POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 18–36, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n12p18-36. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/4865. Acesso em: 16 nov. 2024.