A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ESCOLA DA TERRA - PARA O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO AGRÁRIA NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS:
uma reflexão a partir da Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p16-30Schlagworte:
Escola da Terra, Educação do Campo, Questão AgráriaAbstract
O curso de aperfeiçoamento “Escola da Terra” executado pela Universidade Federal do Tocantins, no âmbito do PRONACAMPO/SECADI/MEC, busca oferecer formação continuada para os professores que atuam em escolas do campo e quilombolas. Neste artigo propomos uma reflexão sobre a importância deste curso na formação destes profissionais e as implicações da discussão da questão agrária nestas comunidades. Observamos que o curso trouxe novas metodologias para que os professores possam utilizar nas suas práticas pedagógicas, observando as especificidades, a cultura e o saber popular dos sujeitos do campo. Eles e elas fazem parte também de uma dinâmica social, cultural e formadora extremamente rica que dá às suas práticas novos sentidos. Assim, consideramos objetivos alcançados quando os cursistas ecoaram em um só tom: “não sairemos dessa formação de mãos vazias”. Deste modo, os professores tem contato com novas metodologias de ensino que valorizam a realidade de cada aluno que frequenta a escola do campo.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.