La IMPORTANCIA DEL CURSO DE FORMACIÓN DE PROFESORES - ESCUELA DE LA TIERRA - PARA EL ENFRENTAMIENTO DE LA CUESTIÓN AGRARIA EN LA REGIÓN NORTE DEL TOCANTINS:

una reflexión a partir de la Educación del Campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p16-30

Palabras clave:

Escuela de la Tierra, Educación del Campo, Cuestión Agraria

Resumen

El curso "Escuela de la Tierra" ejecutado por la Universidad Federal de Tocantins, en el ámbito del PRONACAMPO / SECADI / MEC, busca ofrecer formación continuada para los profesores que actúan en escuelas del campo y quilombolas. En este artículo proponemos una reflexión sobre la importancia de este curso en la formación de estos profesionales y las implicaciones de la discusión de la cuestión agraria en estas comunidades. Observamos que el curso trae nuevas metodologías para que los profesores puedan utilizar en sus prácticas pedagógicas, observando las especificidades, la cultura y el saber popular de los sujetos del campo. Ellos y ellas forman parte también de una dinámica social, cultural y formadora extremadamente rica que da a sus prácticas nuevos sentidos. Así, consideramos objetivos alcanzados cuando los cursistas resonaron en un solo tono: "no saldremos de esa formación de manos vacías". De este modo, los profesores tienen contacto con nuevas metodologías de enseñanza que valoran la realidad de cada alumno que frecuenta la escuela del campo.

                       

Biografía del autor/a

Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus, Universidade de Brasília-UNB

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT (2011), é especialista em Educação e Gestão Ambiental, pela Faculdade do Rio Sono (2012), é especialista em Apicultura pela Universidade de Viçosa (2011), Especialista em Educação do Campo pela Faculdade Eficaz (2015), e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UNB (2014). Atualmente, atua como professor assistente no curso de Turismo Patrimonial e Sócio Ambiental (Campus de Arraias) e no curo de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes Visuais e Música (Campus de Tocantinópolis) da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, cerrado, território, mata ciliar, reforma agrária, assentamento rural, agricultura familiar, agronegócio e questão agrária.

Maciel Cover, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Pedagogia da Terra pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005) Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) com estágio doutoral (PDSE/CAPES) no Programa de Economia Humana da Universidade de Pretória/África do Sul. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (2018). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, campus de Tocantinópolis, onde também foi coordenador (2016-2017). Foi coordenador do Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra da Universidade Federal do Tocantins (2017-2018). Integra o coletivo de pesquisadores do Sub/7/Rede Universitas-Brasil.Tem experiência e interesse nas seguintes na áreas de pesquisa: Estudos Migratórios, Sociologia do Trabalho, Sociologia Rural, Juventude Rural, Educação do Campo, Questão Agrária, Formação de Professores, Economia Humana e Cartografia Social.

Marizane Magalhães de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

É técnica agropecuária com habilitação em Agricultura, pela Escola Agrotécnica Federal de Araguatins/TO (EAFA, 2007); graduada no Curso de Letras/Português, pela Universidade Federal do Tocantins (2017); pós graduada na modalidade especialista em Docência no Ensino Superior, pela Faculdade Eficaz de Maringá (2018); graduanda na modalidade complementação pedagógica no Curso de Pedagogia, pelo Instituto Unicesumar de Araguaína/TO. É professora substituta na Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína/TO. Tem ministrado as seguintes disciplinas: gramática normativa, história da língua portuguesa, semântica, educação e tecnologias contemporâneas e fundamentos da educação inclusiva.

Nara Lopes de Melo

Graduada e especialista em geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA) e especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente é professora de geografia e da EJA na rede estadual e municipal de educação de Balsas-MA.

Publicado

2019-03-17

Cómo citar

JESUS, Sidinei Esteves de Oliveira de; COVER, Maciel; OLIVEIRA, Marizane Magalhães de; MELO, Nara Lopes de. La IMPORTANCIA DEL CURSO DE FORMACIÓN DE PROFESORES - ESCUELA DE LA TIERRA - PARA EL ENFRENTAMIENTO DE LA CUESTIÓN AGRARIA EN LA REGIÓN NORTE DEL TOCANTINS:: una reflexión a partir de la Educación del Campo. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 16–30, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n14p16-30. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/6340. Acesso em: 29 sep. 2024.