A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ESCOLA DA TERRA - PARA O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO AGRÁRIA NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS:
uma reflexão a partir da Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p16-30Palavras-chave:
Escola da Terra, Educação do Campo, Questão AgráriaResumo
O curso de aperfeiçoamento “Escola da Terra” executado pela Universidade Federal do Tocantins, no âmbito do PRONACAMPO/SECADI/MEC, busca oferecer formação continuada para os professores que atuam em escolas do campo e quilombolas. Neste artigo propomos uma reflexão sobre a importância deste curso na formação destes profissionais e as implicações da discussão da questão agrária nestas comunidades. Observamos que o curso trouxe novas metodologias para que os professores possam utilizar nas suas práticas pedagógicas, observando as especificidades, a cultura e o saber popular dos sujeitos do campo. Eles e elas fazem parte também de uma dinâmica social, cultural e formadora extremamente rica que dá às suas práticas novos sentidos. Assim, consideramos objetivos alcançados quando os cursistas ecoaram em um só tom: “não sairemos dessa formação de mãos vazias”. Deste modo, os professores tem contato com novas metodologias de ensino que valorizam a realidade de cada aluno que frequenta a escola do campo.
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