UM OLHAR SOBRE O DOCENTE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p56-72Schlagworte:
Ensino, Processo de Ensino aprendizagem, Recursos didáticos, Planejamento, AlunoAbstract
A discussão central desta pesquisa, se dá em torno do processo de ensino aprendizagem e da importância do professor enquanto mediador do conhecimento. Ressalta-se ainda a relevância do planejamento e dos recursos didáticos como ferramentas auxiliadoras no aprendizado e na pratica educativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de questionários, entrevistas com docentes e revisão bibliográfica. O acesso ao ensino no Brasil é garantido pela Constituição Federal de 1988, e assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Concordamos com Freire (2009) ao afirmar que a educação precisa dar condições para que o aluno seja um sujeito ativo e participativo na sociedade. E para isso, o professor precisa estar sempre aberto a repensar sua prática, visando um objetivo maior que é de fato o aprendizado do aluno. Sabemos também que ser professor nos dias de hoje é um desafio, mas que é necessário ter amor e lutar pela profissão.
Literaturhinweise
Aranha, Maria Lucia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. Ed, São Paulo: Moderna, 2008. 384p.
BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, July-Dec., 2012.
CAVALCANTI, L.S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
Cunha, Marcus Vinicius da. O “Manifesto dos Pioneiros” de 1932 e a cultura universitária brasileira razão e paixões. Revista brasileira de história da educação, n° 17 maio/ago. 2008, p. 122-140.
Educação: Da Formação Humana À Construção Do Sujeito Ético. RODRIGUES, Neidson. Educ. Soc. vol.22 no.76 Campinas Oct. 2001.
FEVORINI, Luciana Bittencourt. O envolvimento dos pais na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório. Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade. 2009.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
MARTINS, Rosilene Maria Sólon Fernandes. Direito à Educação: aspectos legais e constitucionais. Rio de Janeiro: Letra Legal, 2004.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
REGO, Teresa Cristina R. A indisciplina e o processo educacional: uma análise na perspectiva vygotskiana. In: AQUINO, Julio Groppa (org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Sammus Editorial Ltda., 1996. cap. 6, p. 86-102.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 31ª ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
SILVA, Fábio de Sousa Nunes da. Análise crítica quanto efetivação do direito fundamental à educação no Brasil como instrumento de transformação social. Disponível em <http://www.lfg.com.br>, acesso em 24 junho. 2008. Tópico 2.
Sousa, Jacqueline Pereira de. A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. Artigo apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú. Fortaleza, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. (Coleção Papipus Educação)
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1995. (Cadernos pedagógicos do Libertad, v. 4).
VESENTINI, José William. O ensino de geografia no século XXl/ José William Vesentini (org.). - Campinas, SP: Papirus, 2004.- (Coleção Papirus Educação)
ZACHARIAS, Vera Lúcia C. Paulo Freire e a educação. Centro de Referência Educacional, 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.