UM OLHAR SOBRE O DOCENTE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p56-72Palavras-chave:
Ensino, Processo de Ensino aprendizagem, Recursos didáticos, Planejamento, AlunoResumo
A discussão central desta pesquisa, se dá em torno do processo de ensino aprendizagem e da importância do professor enquanto mediador do conhecimento. Ressalta-se ainda a relevância do planejamento e dos recursos didáticos como ferramentas auxiliadoras no aprendizado e na pratica educativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de questionários, entrevistas com docentes e revisão bibliográfica. O acesso ao ensino no Brasil é garantido pela Constituição Federal de 1988, e assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Concordamos com Freire (2009) ao afirmar que a educação precisa dar condições para que o aluno seja um sujeito ativo e participativo na sociedade. E para isso, o professor precisa estar sempre aberto a repensar sua prática, visando um objetivo maior que é de fato o aprendizado do aluno. Sabemos também que ser professor nos dias de hoje é um desafio, mas que é necessário ter amor e lutar pela profissão.
Referências
Aranha, Maria Lucia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. Ed, São Paulo: Moderna, 2008. 384p.
BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, July-Dec., 2012.
CAVALCANTI, L.S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
Cunha, Marcus Vinicius da. O “Manifesto dos Pioneiros” de 1932 e a cultura universitária brasileira razão e paixões. Revista brasileira de história da educação, n° 17 maio/ago. 2008, p. 122-140.
Educação: Da Formação Humana À Construção Do Sujeito Ético. RODRIGUES, Neidson. Educ. Soc. vol.22 no.76 Campinas Oct. 2001.
FEVORINI, Luciana Bittencourt. O envolvimento dos pais na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório. Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade. 2009.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
MARTINS, Rosilene Maria Sólon Fernandes. Direito à Educação: aspectos legais e constitucionais. Rio de Janeiro: Letra Legal, 2004.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
REGO, Teresa Cristina R. A indisciplina e o processo educacional: uma análise na perspectiva vygotskiana. In: AQUINO, Julio Groppa (org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Sammus Editorial Ltda., 1996. cap. 6, p. 86-102.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 31ª ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
SILVA, Fábio de Sousa Nunes da. Análise crítica quanto efetivação do direito fundamental à educação no Brasil como instrumento de transformação social. Disponível em <http://www.lfg.com.br>, acesso em 24 junho. 2008. Tópico 2.
Sousa, Jacqueline Pereira de. A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. Artigo apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú. Fortaleza, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. (Coleção Papipus Educação)
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1995. (Cadernos pedagógicos do Libertad, v. 4).
VESENTINI, José William. O ensino de geografia no século XXl/ José William Vesentini (org.). - Campinas, SP: Papirus, 2004.- (Coleção Papirus Educação)
ZACHARIAS, Vera Lúcia C. Paulo Freire e a educação. Centro de Referência Educacional, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.