AÇÃO DO PROGRAMA ALVORECER-GEOGRAFIA/UFNT: CURSO DE FORMAÇÃO EM TIC NA QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14359

Keywords:

ICT, Education, Information, Educational Technologies

Abstract

As tecnologias da Informação e da comunicação (TIC) têm estado presentes, cada vez mais no cotidiano das pessoas na atualidade. Neste sentido, há uma demanda cada vez maior pela capacitação de profissionais da educação acerca do manuseio de ferramentas digitais que estão inseridas no contexto da educação online. Este trabalho tem como objetivo apresentar e as experiências vivenciadas durante o projeto de ensino, pesquisa e extensão Alvorecer no curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins/UFNT, bem como descrever os resultados alcançados através de curso e oficinas que tiveram o intuitivo de capacitar profissionais da educação no que diz respeito ao manuseio e interação com as plataformas disponíveis através do Google e da internet.

Author Biographies

ANTONIA MARCIA DUARTE QUEIROZ, Federal University of Norte do Tocantins

Graduated and PhD in Geography. Adjunct Professor of the Geography Course at the Federal University of Tocantins (UFT) – Araguaína Campus. He works in research in the areas of Teaching Geography, Urban Planning and the Environment. Coordinator of the Pedagogical Residency Program at the Geography Nucleus/UFT-Araguaína.

Andressa Natália Goveia Miranda , Federal University of Norte do Tocantins

degree in Geography and Monitor of the Alvorecer/Geography Program at the Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT.

Ediany Aquino dos Santos , Federal University of Norte do Tocantins

Licentiate in Geography and Monitor of the Alvorecer/Geography Program at the Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT.

Gabriel Almeida da Silva , Federal University of Norte do Tocantins

Degree in Geography and Monitor of the Alvorecer/Geography Program at the Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT.

References

BEHRENS, M. A. "Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente", in MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas: Papirus, 2000.

LÉVY, P;. CIBERCULTURA. 3 ed. Traduzido por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 2010.

MARTINSI. M.C. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/situando-o-uso-da-mdia-emcontextos.html Acesso:Fev/2022.

QUEIROZ, A. M. D. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA: TIC e ensino no norte do Tocantins. Ciência Geográfica, Bauru, v. XXIV, p. 375-402, jan./dez. 2020.

QUEIROZ, A. M. D.; SANTOS, R. J. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VIRTUAL: abordagens sobre tempo/espaço. Geo Uerj, [S.L.], n. 26, p. 152-168, 21 ago. 2015. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2015.6826.

Published

2022-09-01

How to Cite

DUARTE QUEIROZ, ANTONIA MARCIA; MIRANDA , Andressa Natália Goveia; SANTOS , Ediany Aquino dos; SILVA , Gabriel Almeida da. AÇÃO DO PROGRAMA ALVORECER-GEOGRAFIA/UFNT: CURSO DE FORMAÇÃO EM TIC NA QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 297–309, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i24.14359. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/14359. Acesso em: 24 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)