THE LANDSCAPE AS LEARNING SCENARIO:
an experience in state school Serafim Carvalho in Jataí (GO)
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p31-55Keywords:
Escola, Ensino, PaisagemAbstract
A geografia, como outras ciências, utiliza-se de categorias para explicar a dinâmica construção socioespacial. Desde a firmação da geografia enquanto ciência, algumas categorias mantiveram-se como base para as análises geográficas. Todavia, com o processo de evolução científico, alguns conceitos adquiriram novas abrangências e novos significados. Desta forma, o presente trabalho propõe-se a investigar o grau de assimilação da categoria paisagem como elemento de aprendizagem do espaço geográfico na Educação para Jovens e Adultos (EJA), nível médio, com a ambição de explicar como essa categoria torna-se um recurso teórico/metodológico para o ensino de geografia. A pesquisa foi desenvolvida no Colégio Estadual Serafim de Carvalho, localizado no município de Jataí (GO) no ano de 2016, cujos dados primários foram obtidos por meio de questionários e observação em sala, e os dados secundários foram realizados por meio de levantamentos bibliográficos. Verificamos que é necessária uma mediação entre o conhecimento prévio e o conhecimento cientifico, é preciso trabalhar a realidade utilizando preferencialmente exemplos mais próximos do cotidiano dos alunos.
References
BRABANT, Jean-Michel. Crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de et. al. (orgs.). Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 2005. p. 15-22.
CALLAI, Helena Copetti. O ensino de geografia: recortes espaciais para analise. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003. p.57 – 64.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Tocantinense de Geografia does not remunerate any author for the publication of their texts. The contents of the texts published in this journal are the responsibility of the authors.