A PAISAGEM COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM:
Uma experiência no Colégio Estadual Serafim de Carvalho em Jataí (GO)
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p31-55Palavras-chave:
Escola, Ensino, PaisagemResumo
A geografia, como outras ciências, utiliza-se de categorias para explicar a dinâmica construção socioespacial. Desde a firmação da geografia enquanto ciência, algumas categorias mantiveram-se como base para as análises geográficas. Todavia, com o processo de evolução científico, alguns conceitos adquiriram novas abrangências e novos significados. Desta forma, o presente trabalho propõe-se a investigar o grau de assimilação da categoria paisagem como elemento de aprendizagem do espaço geográfico na Educação para Jovens e Adultos (EJA), nível médio, com a ambição de explicar como essa categoria torna-se um recurso teórico/metodológico para o ensino de geografia. A pesquisa foi desenvolvida no Colégio Estadual Serafim de Carvalho, localizado no município de Jataí (GO) no ano de 2016, cujos dados primários foram obtidos por meio de questionários e observação em sala, e os dados secundários foram realizados por meio de levantamentos bibliográficos. Verificamos que é necessária uma mediação entre o conhecimento prévio e o conhecimento cientifico, é preciso trabalhar a realidade utilizando preferencialmente exemplos mais próximos do cotidiano dos alunos.
Referências
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