A PAISAGEM COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM:

Uma experiência no Colégio Estadual Serafim de Carvalho em Jataí (GO)

Autores/as

  • Paulo de Alencar Monteiro Filho INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
  • Márcio Rodrigues Silva rsidade Federal de Goiás - Regional Jataí.
  • William Ferreira da Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.
  • Roberta Costa Rocha Instituto Paulo Freire

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p31-55

Palabras clave:

Escola, Ensino, Paisagem

Resumen

Geography, like other sciences, is used categories to explain the dynamic socio-spatial construction. Since the affirmation of geography as a science, some categories remained as the basis for the geographic analysis. However, the process of scientific evolution, some concepts acquired new scopes and new meanings. Thus, this paper proposes to investigate the extent of landscape category of assimilation as a learning element of geographical space in Education for Youths and Adults (EJA), mid-level, with the ambition to explain how this category becomes a theoretical / methodological resource for the teaching of geography. The research was conducted in the State College Serafim de Carvalho, located in the municipality of Jataí (GO) in the year 2016, whose primary data were obtained through questionnaires and observation room, and secondary data was conducted through literature surveys. We found that a mediation between prior knowledge and scientific knowledge is required, it takes work to reality using preferably closest examples of students' everyday lives.Words – Key: School; Teaching; Landscape

Biografía del autor/a

Paulo de Alencar Monteiro Filho, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Possui graduação em Geografia e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás; é especialista em Micropolítica de Gestão e Trabalho em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal Fluminense. Atualmente atua como professor da rede pública, ministrando as disciplinas de Geografia, Sociologia e Filosofia. Possui experiência na área de Geografia Urbana e Geografia da Saúde.

Márcio Rodrigues Silva, rsidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Estudos Urbanos.

William Ferreira da Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Graduado (Licenciatura) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Estudo Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia. Professor do curso de Geografia na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, atuando principalmente na área de Geografia Humana. Desenvolve pesquisa sobre o setor sucroenergético no estado de Goiás.

Roberta Costa Rocha, Instituto Paulo Freire

POSSUI GRADUAÇÃO E MESTRADO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, ATUA COMO PROFESSORA DA REDE PÚBLICA

Citas

BRABANT, Jean-Michel. Crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de et. al. (orgs.). Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 2005. p. 15-22.

CALLAI, Helena Copetti. O ensino de geografia: recortes espaciais para analise. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003. p.57 – 64.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

Publicado

2018-04-12

Cómo citar

MONTEIRO FILHO, Paulo de Alencar; SILVA, Márcio Rodrigues; SILVA, William Ferreira da; ROCHA, Roberta Costa. A PAISAGEM COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM:: Uma experiência no Colégio Estadual Serafim de Carvalho em Jataí (GO). Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 31–55, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n11p31-55. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/4053. Acesso em: 24 nov. 2024.