O SETOR PORTUÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE
Logística, fluxos de cargas e dificuldades de modernização
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n22p91-114Palabras clave:
Setor Portuário, Logística, Fluxos, Cargas, GargalosResumen
Os portos e os terminais privados são importantes “portas” de entrada e saída de mercadorias no território brasileiro, caracterizando-se pela existência de redes e fluxos no espaço. O transporte marítimo contribui com a circulação de produtos no território brasileiro (cabotagem) e articula o Brasil a outros países (longo curso), sendo importante para as redes, os fluxos, as interações espaciais e o desenvolvimento econômico. O objetivo deste artigo é analisar o setor portuário do estado de Sergipe, com destaque às importações e exportações, às modernizações, à intermodalidade e aos gargalos existentes. A dinâmica portuária sergipana e, especialmente do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), é menos intensa quando se compara a outros portos e terminais do Nordeste e do Brasil. O setor portuário e marítimo é imprescindível para o desenvolvimento econômico, porém os insuficientes investimentos públicos e privados e o modelo de concessão liberal prejudicam a economia de Sergipe. O setor portuário desse estado carece de inovações e ampliação, e apresenta pontos de estrangulamento que prejudicam o efeito multiplicador interno, a demanda efetiva e a geração de empregos e renda. Os procedimentos metodológicos utilizados são: pesquisa bibliográfica referente à temática, trabalho de campo para verificar as infraestruturas e os gargalos existentes, entrevistas aos responsáveis por diversos órgãos e coleta de dados. O Terminal Marítimo Inácio Barbosa/SE possue equipamentos obsoletos que limitam o crescimento e a diversificação das mercadorias movimentadas. Como consequência, o terminal perde cargas para outros complexos mais modernos da região Nordeste, como Salvador/BA, Suape/PE e Pecém/CE.
Citas
BRASIL. Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Dados estatísticos. Brasília, 2019 e 2020.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Dados estatísticos. Brasília, 2020.
BRASIL. Lei nº 12.815/2013, de 5 de junho de 2013. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Lei nº 8.630/93, de 25 de fevereiro de 1993. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Lei nº 9.277/96, de 10 de maio de 1996. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Projeto de Lei nº 2.569/89. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Lei nº 8.987/95, de 13 de fevereiro de 1995. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. A Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Geografia. FCT/UNESP. Presidente Prudente, 2008.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. Circulação, transportes e logística no setor portuário e marítimo brasileiro. Vila Velha: Above, 2014.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. Dinâmica econômica e recentes transformações no transporte marítimo de cabotagem e longo curso no Brasil: alguns apontamentos sobre a modernização portuária no Estado de São Paulo. Tese de Doutorado em Geografia. FCT/UNESP. Presidente Prudente, 2012.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE. In: XI Encontro Nacional da ANPEGE. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presidente Prudente, 2015.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. O setor portuário e marítimo brasileiro: modernizações, limitações e repercussões na economia nacional. In: SILVEIRA, M. R.; FELIPE JUNIOR, N. F. (Org). Circulação, transportes e logística no Brasil. Florianópolis: editora Insular, 2019 p. 67-94.
KEYNES, John. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1982.
PEREIRA, Ronald dos S. O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE. Monografia de Bacharelado em Geografia. Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristóvão, 2016.
RANGEL, Ignácio. Obras reunidas (v. 1 e 2). Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
SILVEIRA, Márcio R. As cinco revoluções e evoluções logísticas e seus impactos sobre o Brasil. In: LAMOSO, L. P.; MOURÃO, P. F. C.; SILVEIRA, M. R. (Orgs.). Questões nacionais e regionais do território. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2009, p. 13-42.
SILVEIRA, Márcio R. Circulação, transportes e logística e seus impactos na fluidez e na competitividade territorial no Brasil. In: SILVEIRA, M. R.; FELIPE JUNIOR, N. F. (Org). Circulação, transportes e logística no Brasil. Florianópolis: editora Insular, 2019 p. 17-65.
TERMINAL MARÍTIMO INÁCIO BARBOSA (TMIB). VLI Multimodal S.A. Informações e dados estatísticos. Barra dos Coqueiros, 2017, 2019, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.