O SETOR PORTUÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE
Logística, fluxos de cargas e dificuldades de modernização
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n22p91-114Mots-clés :
Setor Portuário, Logística, Fluxos, Cargas, GargalosRésumé
Os portos e os terminais privados são importantes “portas” de entrada e saída de mercadorias no território brasileiro, caracterizando-se pela existência de redes e fluxos no espaço. O transporte marítimo contribui com a circulação de produtos no território brasileiro (cabotagem) e articula o Brasil a outros países (longo curso), sendo importante para as redes, os fluxos, as interações espaciais e o desenvolvimento econômico. O objetivo deste artigo é analisar o setor portuário do estado de Sergipe, com destaque às importações e exportações, às modernizações, à intermodalidade e aos gargalos existentes. A dinâmica portuária sergipana e, especialmente do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), é menos intensa quando se compara a outros portos e terminais do Nordeste e do Brasil. O setor portuário e marítimo é imprescindível para o desenvolvimento econômico, porém os insuficientes investimentos públicos e privados e o modelo de concessão liberal prejudicam a economia de Sergipe. O setor portuário desse estado carece de inovações e ampliação, e apresenta pontos de estrangulamento que prejudicam o efeito multiplicador interno, a demanda efetiva e a geração de empregos e renda. Os procedimentos metodológicos utilizados são: pesquisa bibliográfica referente à temática, trabalho de campo para verificar as infraestruturas e os gargalos existentes, entrevistas aos responsáveis por diversos órgãos e coleta de dados. O Terminal Marítimo Inácio Barbosa/SE possue equipamentos obsoletos que limitam o crescimento e a diversificação das mercadorias movimentadas. Como consequência, o terminal perde cargas para outros complexos mais modernos da região Nordeste, como Salvador/BA, Suape/PE e Pecém/CE.
Références
BRASIL. Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Dados estatísticos. Brasília, 2019 e 2020.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Dados estatísticos. Brasília, 2020.
BRASIL. Lei nº 12.815/2013, de 5 de junho de 2013. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Lei nº 8.630/93, de 25 de fevereiro de 1993. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Lei nº 9.277/96, de 10 de maio de 1996. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Projeto de Lei nº 2.569/89. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Lei nº 8.987/95, de 13 de fevereiro de 1995. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. A Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Geografia. FCT/UNESP. Presidente Prudente, 2008.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. Circulação, transportes e logística no setor portuário e marítimo brasileiro. Vila Velha: Above, 2014.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. Dinâmica econômica e recentes transformações no transporte marítimo de cabotagem e longo curso no Brasil: alguns apontamentos sobre a modernização portuária no Estado de São Paulo. Tese de Doutorado em Geografia. FCT/UNESP. Presidente Prudente, 2012.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE. In: XI Encontro Nacional da ANPEGE. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presidente Prudente, 2015.
FELIPE JUNIOR, Nelson F. O setor portuário e marítimo brasileiro: modernizações, limitações e repercussões na economia nacional. In: SILVEIRA, M. R.; FELIPE JUNIOR, N. F. (Org). Circulação, transportes e logística no Brasil. Florianópolis: editora Insular, 2019 p. 67-94.
KEYNES, John. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1982.
PEREIRA, Ronald dos S. O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE. Monografia de Bacharelado em Geografia. Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristóvão, 2016.
RANGEL, Ignácio. Obras reunidas (v. 1 e 2). Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
SILVEIRA, Márcio R. As cinco revoluções e evoluções logísticas e seus impactos sobre o Brasil. In: LAMOSO, L. P.; MOURÃO, P. F. C.; SILVEIRA, M. R. (Orgs.). Questões nacionais e regionais do território. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2009, p. 13-42.
SILVEIRA, Márcio R. Circulação, transportes e logística e seus impactos na fluidez e na competitividade territorial no Brasil. In: SILVEIRA, M. R.; FELIPE JUNIOR, N. F. (Org). Circulação, transportes e logística no Brasil. Florianópolis: editora Insular, 2019 p. 17-65.
TERMINAL MARÍTIMO INÁCIO BARBOSA (TMIB). VLI Multimodal S.A. Informações e dados estatísticos. Barra dos Coqueiros, 2017, 2019, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.