AS BACIAS HIDROGRÁFICAS E A MEMÉTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

uma experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.15001

Palabras clave:

Memes, Memética, Bacias Hidrográficas, Água, Geografia

Resumen

 O ensino de Geografia está em constante mudança na contemporaneidade, sendo isso notadamente percebido pelo fato de seus métodos didático-pedagógicos estarem evoluindo em consonância com a era digital. Com isso, tornou-se necessário pensar práticas educacionais que instiguem os alunos e, ao mesmo tempo, fogem do ensino decorativo ou mnemônico dos saberes geográficos. Ao longo deste trabalho, pretende-se expor uma experiência acerca da utilização de memes e da memética, como linguagem comum às práticas espaciais e cotidianas de jovens, para com a aprendizagem geográfica nas escolas. Salienta-se, por fim, a importância de inserir a ludicidade no/para o ensino de Geografia, mais especificamente ao que tange o conteúdo das bacias hidrográficas e dos demais processos referentes à água na dinâmica da hidrosfera do Planeta, como fora sido desenvolvido nas turmas do 8° e 9° anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos, no município de Santa Maria (RS).

Biografía del autor/a

Milena Ilha Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Geografia Licenciatura e Bolsista PROLICEN, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vitor Colleto dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Geografia Licenciatura e Bolsista PROLICEN, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Tascieli Feltrin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Docente da Rede Municipal de Ensino, Santa Maria, Rio Grande do Sul Brasil.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-12-12

Cómo citar

LOPES, Milena Ilha; SANTOS, Vitor Colleto dos; FELTRIN, Tascieli; BATISTA, Natália Lampert. AS BACIAS HIDROGRÁFICAS E A MEMÉTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 202–221, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i25.15001. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/15001. Acesso em: 21 nov. 2024.