AS BACIAS HIDROGRÁFICAS E A MEMÉTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
uma experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.15001Palavras-chave:
Memes, Memética, Bacias Hidrográficas, Água, GeografiaResumo
O ensino de Geografia está em constante mudança na contemporaneidade, sendo isso notadamente percebido pelo fato de seus métodos didático-pedagógicos estarem evoluindo em consonância com a era digital. Com isso, tornou-se necessário pensar práticas educacionais que instiguem os alunos e, ao mesmo tempo, fogem do ensino decorativo ou mnemônico dos saberes geográficos. Ao longo deste trabalho, pretende-se expor uma experiência acerca da utilização de memes e da memética, como linguagem comum às práticas espaciais e cotidianas de jovens, para com a aprendizagem geográfica nas escolas. Salienta-se, por fim, a importância de inserir a ludicidade no/para o ensino de Geografia, mais especificamente ao que tange o conteúdo das bacias hidrográficas e dos demais processos referentes à água na dinâmica da hidrosfera do Planeta, como fora sido desenvolvido nas turmas do 8° e 9° anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos, no município de Santa Maria (RS).
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