A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE PORTO NACIONAL NO CONTEXTO PANDÊMICO (2020 – 2021)
DOI:
https://doi.org/10.70860/rtg.v14i32.19618Palabras clave:
Geografia, Educação Básica, Professores, PandemiaResumen
A pandemia da Covid-19, causada pelo vírus Sar-CoV2 se disseminou pelo mundo a partir de 2020, afetando vários setores, sendo um deles a Educação. O Objetivo deste trabalho é analisar como ocorreu a atuação dos professores de Geografia da Educação Básica na cidade de Porto Nacional – Tocantins, durante o período pandêmico (2020-2021). Para operacionalidade desta pesquisa, foi elaborada entrevista semiestruturada com três professores, que tiveram vínculo com o Programa Residência Pedagógica pelo curso de Geografia, da Universidade Federal do Tocantins nas escolas: Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Dom Pedro II, da Escola Estadual Carmenia Matos Maia e da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Irmã Aspásia. Duas entrevistas se deram na modalidade presencial e uma foi via Google meet. Como resultados podemos destacar que os professores não tiveram uma capacitação aprofundada para atuar no Ensino Remoto Emergencial. Os roteiros de atividades eram elaborados e enviados aos alunos quinzenalmente. Uma das grandes dificuldades relatadas pelos professores durante o ensino remoto foi a comunicação com seus alunos, tanto para tirar dúvidas como para acompanhar seu desenvolvimento. Todos os professores mencionaram a importância do ensino no modelo presencial, no qual os alunos têm uma maior aprendizagem.
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