A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE PORTO NACIONAL NO CONTEXTO PANDÊMICO (2020 – 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i32.19618

Palavras-chave:

Geografia, Educação Básica, Professores, Pandemia

Resumo

A pandemia da Covid-19, causada pelo vírus Sar-CoV2 se disseminou pelo mundo a partir de 2020, afetando vários setores, sendo um deles a Educação. O Objetivo deste trabalho é analisar como ocorreu a atuação dos professores de Geografia da Educação Básica na cidade de Porto Nacional – Tocantins, durante o período pandêmico (2020-2021). Para operacionalidade desta pesquisa, foi elaborada entrevista semiestruturada com três professores, que tiveram vínculo com o Programa Residência Pedagógica pelo curso de Geografia, da Universidade Federal do Tocantins nas escolas:  Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Dom Pedro II, da Escola Estadual Carmenia Matos Maia e da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Irmã Aspásia. Duas entrevistas se deram na modalidade presencial e uma foi via Google meet. Como resultados podemos destacar que os professores não tiveram uma capacitação aprofundada para atuar no Ensino Remoto Emergencial. Os roteiros de atividades eram elaborados e enviados aos alunos quinzenalmente. Uma das grandes dificuldades relatadas pelos professores durante o ensino remoto foi a comunicação com seus alunos, tanto para tirar dúvidas como para acompanhar seu desenvolvimento. Todos os professores mencionaram a importância do ensino no modelo presencial, no qual os alunos têm uma maior aprendizagem.

Biografia do Autor

Daniela Pereira de Macêdo, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia Bacharelado, graduanda em Geografia Licenciatura e mestranda em Geografia pela UFT/Porto Nacional

Marciléia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora do Curso de Geografia e  do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT/Porto Nacional

Atamis Antonio Foschiera, Universidade Federal do Tocantins

Professor Doutor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT/Porto Nacional

Referências

AGUIAR, Sonia. COVID-19: a doença dos espaços de fluxos. Niterói, Universidade Federal Fluminense ISSN 15177793 (eletrônico) GEOgraphia, vol: 22, n. 48, 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2020.v22i48.a42848

BESSA, Kelly. LUZ, Rodolfo Alvez. A Pandemia de Covid-19 e as Particularidades Regionais da sua Difusão no Segmento de Rede Urbana no Estado do Tocantins, Brasil. Ateliê Geográfico, Goiânia-GO. V. 14, n2, ago/2020, p. 06-28. DOI: https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.63987

BRASIL (2020). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://abre.ai/bgvB. Acesso em: 15 de dezembro de 2023.

GONÇALVES, Júnior Leandro. PESCE, Lucila. Educar em tempos de pandemia: Desafios da Profissão Docente. Revista Docência e Cibercultura - Redoc. Rio de Janeiro. V. 5. n. 3. p. 40-52. Set./Dez. 2021. ISSN 2594-9004. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61398

LAGARES, Rosilene. A educação no Tocantins no cenário da pandemia do novo Coronavírus: desvelamento de desigualdades. Revista Educação Básica em Foco, v.1, n1, abril a junho de 2020.

LOIOLA, Alessandro. COVID-19: A FRAUDEMIA Uma visão pela janela do maior embuste de todos os tempos. ManhoodBrasil. p.1-13, 2020.

MACÊDO, Daniela, P. de, & FOSCHIERA, Atamis, A. Características das pessoas acometidas pela Covid-19 em Porto Nacional (29/04/2020 – 31/08/2021). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 2(1). 2023. Disponível em: https://doi.org/10.20873/pibic2022_11 DOI: https://doi.org/10.20873/pibic2022_11

OLIVEIRA, Raquel Mignoni de. CORRÊA, Ygor. MORÉS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de Covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP), Itapetininga. 2020.

PEREIRA, Carolina, Machado R. B.; COSTA, Helder Gomes. SERPA, Ana Andreza A. Educação geográfica e ensino remoto: a relação dos jovens escolares com a escola na atualidade. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 29, n. Contínua, p. e028, 2022. DOI: 10.14393/ER-v29a2022-28. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/65696. Acesso em: 8 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-28

SANTOS, Jocyléia Santana. MACEDO, m. l. l. ROCHA, José Damião Trindade. Narrativas do ensino de História na Amazônia legal em tempos de pandemia da Covid-19. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 4, 2021. DOI: https://doi.org/10.23899/9786589284147.12

SOUZA, Marcos Gomes. ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. Ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da covid-19: reflexões no curso de Geografia da universidade federal do Piauí. VIII Congresso Nacional de Educação (CONEDU). João Pessoa – PB: 12 a 14 outubro de 2023. p. 1 -6. Disponível em: TRABALHO__EV174_MD4_ID8790_TB2019_29072022150846.pdf(editorarealize.com.br)

TOCANTINS. Lei 2/2020/SES/GASEC/SEDUC/UNITINS. Emitem esta Portaria Conjunta que dispõe sobre o Protocolo Estadual de Segurança para o retorno das atividades educacionais em Instituições de Educação Básica e Superior no território do Tocantins. Diário Oficial do Estado do Tocantins, Palmas, TO, 21 de outubro de 2020. Disponível em: https://doe.to.gov.br/diario/4226/download

TOCANTINS. Lei 6.071, de 18 de março de 2020b. Determina ação preventiva para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 (novo Coronavírus). Diário Oficial do Estado do Tocantins, Palmas, TO, 18 de março de 2020. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/46140

TOCANTINS. Lei 6.073, de 24 de março de 2020c. Determina antecipação das férias escolares na Rede Pública Estadual de Ensino, e adota outras providências, e adota outra providência. Diário Oficial do Estado do Tocantins, Palmas, TO, 24 de março de 2020. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/46147

TOCANTINS. Lei CEE/TO Nº 105, de 08 de abril de 2020d. “Estabelece formas de reorganização do Calendário Escolar/ 2020 e define o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, para fins de cumprimento do ano letivo de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do Novo Coronavírus (COVID-19)”. Diário Oficial do Estado do Tocantins, Palmas, TO, 15 de abril de 2020. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/19879

TOCANTINS. Lei CEE/TO Nº 154, de 17 de junho de 2020e. ESTABELECE normas complementares para a reorganização do Calendário Escolar, os planejamentos e práticas pedagógicas para a oferta e o cômputo de atividades educacionais não presenciais, para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, com o objetivo de minimizar o impacto decorrente da Pandemia da COVID-19, na educação. Diário Oficial do Estado do Tocantins, Palmas, TO, 13 de julho de 2020. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/19878

TOCANTINS. Lei no 6.065, de 13 de março de 2020a. Determina ação preventiva para o enfrentamento do COVID-19 – novo Coronavírus. Diário Oficial do Estado do Tocantins, Palmas, TO, 13 de março de 2020. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/46143

TOCANTINS. Secretária da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC). Diário Oficial do Estado do Tocantins, Palmas, TO. 2020. Pg. 1 – 30. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/247428

TOCANTINS. Suplemento Diário Oficial. Plano de retomada das atividades escolares presenciais - ensino híbrido. Diário Oficial do Estado do Tocantins, Palmas, TO, 14 de maio de 2021. Disponível em: https://doe.to.gov.br/diario/4371/download

Downloads

Publicado

2025-05-03

Como Citar

MACÊDO, Daniela Pereira de; BISPO, Marciléia Oliveira; FOSCHIERA, Atamis Antonio. A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CIDADE DE PORTO NACIONAL NO CONTEXTO PANDÊMICO (2020 – 2021) . Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 384–411, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i32.19618. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19618. Acesso em: 9 maio. 2025.