DIFERENTES ABORDAGENS DA NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
uma leitura crítica a partir das bases educacionais legais brasileira
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n21p149-167Palabras clave:
Natureza, Geografia física, Ensino de Geografia, Bases educacionais legais brasileirasResumen
Esse artigo tem como objetivo analisar e discutir sobre o conceito de natureza no ensino fundamental da Geografia. Para tanto, o recorte do estudo se pautou nas bases legais da educação, tais como: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – DCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para realização desta análise, propôs-se como referência os próprios documentos citados. Justifica-se a relevância desta discussão na medida em que um documento da qual serve como base e/ou auxílio dos docentes devam ser bem estruturados e questionados de forma crítica por meio dos mesmos. Como resultado verificou-se ainda um pensamento da qual trata a natureza no ensino de Geografia como um fenômeno e/ou objeto distante e externo do ser humano, o impossibilitando de construir discursos mais aprofundados sobre o tema. Como sugestão, sugere-se a importância de haver discussões mais detalhadas que visam contornar essa problemática no ensino.
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