A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), O ENSINO DE GEOGRAFIA E O PAPEL DO ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p01-25Palabras clave:
BNCC, Ensino de Geografia, Estado, CurrículoResumen
O objetivo deste artigo foi refletir acerca da relação entre a construção do currículo, o ensino de geografia e a presença das normatizações didático-pedagógicas propostas pelo aparelho estatal brasileiro. Optamos por abordar temas como o papel do Estado na construção do currículo, as maneiras como diferentes concepções de mundo podem fazer parte do ensino, os marcos legais e conceituais que fazem parte da concepção e construção curricular como um todo e da BNCC em particular e, principalmente, como a construção desta nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) impacta na formulação de estratégias didáticas e pedagógicas para a Geografia Escolar. O quadro de análise teve como foco as dimensões curriculares, habilidades, competências e direcionamentos das aprendizagens e conhecimentos geográficos exigidos na construção das propostas curriculares da Educação Básica. Apontamos que ao pensarmos na BNCC também é importante que se destaque como esta proposta possui uma lógica de composição de seus fundamentos que faz parte das orientações contemporâneas de uma agenda educacional não apenas no Estado nacional brasileiro, mas em todo o mundo, e à Geografia Escolar cabe, de igual modo, problematizar e refletir sobre seu papel neste processo, assim como sobre a importância da incorporação epistemológica da Geografia no ambiente escolar
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