A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Uma reflexão teórica

Auteurs-es

  • Jefferson Silva de Souza Universidade Federal de Roraima

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p220-237

Mots-clés :

Educação, Ensino de Geografia, Aprendizagem

Résumé

O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do ensino de geografia para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), propondo uma reflexão sobre a prática pedagógica dos professores de geografia, a atuação no ambiente escolar, a realidade dos discentes frente ao ato do ensino em sala de aula, os recursos metodológicos que são utilizados pelos docentes para despertar o interesse dos alunos pela disciplina de geografia, entre outras questões. A metodologia desenvolveu-se por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, através de estudos em documentos oficiais, sites e revistas, bem como em referenciais teóricos de autores que abordam o tema em questão. Assim, esse estudo revelou diversos fatores que ocorrem no contexto escolar, como, por exemplo, os aspectos que podem levar os discentes da Educação de Jovens e Adultos ao interesse pelo estudo da disciplina e as dificuldades encontradas tanto pelos professores quanto pelos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, destaca-se ainda a importância de uma prática de ensino de geografia que proporcione aos estudantes dessa modalidade, uma educação não somente em busca da escolarização, mas também para o exercício da cidadania.

Biographie de l'auteur-e

Jefferson Silva de Souza, Universidade Federal de Roraima

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2015). Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016), e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia -PPG-GEO da Universidade Federal de Roraima - UFRR (2017). Atualmente é Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Roraima.

Références

ALVES, M. S.; CARDOSO, E. S. O ensino de geografia e os estudantes-trabalhadores da Eja: trabalho e espaço em sala de aula. Revista Pegada Eletrônica, Presidente Prudente, v. 11, n. 1, p. 141-154, junho, 2010. Disponível em: <http://www.fct.unesp.br/ceget/pegada111/07edu1101.pdf> Acesso em: 20 set. 2020.

BATISTA, M. D. M. B. Do cansaço da lavoura ao alívio na Escola: Um estudo sobre quotidiano e espaços de sociabilidade de estudantes da EJA do noturno, ensino médio, no município de Irará-Bahia. 2009. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: < http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/01/marize_damiana_moura_batista_e_batista.pdf> Acesso em: 10 set. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (Lei n. 10.172/2001). Brasília: Diário Oficial da União, 2001.

BRASIL. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/SEF, 2002.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: disposições constitucionais pertinentes: lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. 6. ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2005.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

CALLAI, H. C. O. Ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; et.al. (Orgs.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

DI PIERRO, M. C. Os desafios para garantir a Educação de Jovens e Adultos. Revista Gestão Escolar, São Paulo, v. 6, n. 31, maio. 2014. Disponível em: < https://gestaoescolar.org.br/conteudo/114/os-desafios-para-garantir-a-educacao-de-jovens-e-adultos> Acesso em: 20 set. 2020.

GADOTTI, M.; ROMÃO. J. E. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de geografia. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001.

MACHADO, V. C.; MATTOS, M. Ensino de geografia na educação de jovens e adultos. Florianópolis: NEPEGeo, UFSC, 2014.

MORAIS, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

PATTO, M. H. S. O conceito de cotidianidade em Agnes Heller e a pesquisa em educação. Perspectivas, São Paulo, n. 16, p. 119-141, 1993. Disponível em: <http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/MH/o_conceito_de_cotidianidade.pdf> Acesso em: 18 ago. 2020.

RANGEL, E. A. Jovens e adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil: problema estrutural para o desenvolvimento nacional. 2011. 46f. Monografia (Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra, Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: < https://docplayer.com.br/2808433-Jovens-e-adultos-trabalhadores-poucoescolarizados-no-brasil.html> Acesso em: 10 set. 2020.

SILVA, J. S. O ensino de geografia na EJA: adequabilidade dos conteúdos à vivência dos alunos. Brasília: Universidade de Brasília, 2010.

SOLÉ, I.; COLL, C. Os Professores e a Concepção construtivista. In: COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. 6 ed. São Paulo: Ática, 2002.

VIEIRA, M. C. Fundamentos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos: aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil. vol. 1. Brasília: Universidade de Brasília, 2004.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

ZENI, J. M. Educação de Jovens e Adultos: Repercussão do processo educacional para o empoderamento do sujeito do campo. 2018. 120f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, 2018. Disponível em:<https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2363/1/2018JonaldaMariaZeni.pdf>. Acesso em: 20 set 2020.

Téléchargements

Publié-e

2021-04-28

Comment citer

SOUZA, Jefferson Silva de. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): Uma reflexão teórica. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 220–237, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n20p220-237. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/11342. Acesso em: 23 nov. 2024.