A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Uma reflexão teórica
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p220-237Palavras-chave:
Educação, Ensino de Geografia, AprendizagemResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do ensino de geografia para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), propondo uma reflexão sobre a prática pedagógica dos professores de geografia, a atuação no ambiente escolar, a realidade dos discentes frente ao ato do ensino em sala de aula, os recursos metodológicos que são utilizados pelos docentes para despertar o interesse dos alunos pela disciplina de geografia, entre outras questões. A metodologia desenvolveu-se por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, através de estudos em documentos oficiais, sites e revistas, bem como em referenciais teóricos de autores que abordam o tema em questão. Assim, esse estudo revelou diversos fatores que ocorrem no contexto escolar, como, por exemplo, os aspectos que podem levar os discentes da Educação de Jovens e Adultos ao interesse pelo estudo da disciplina e as dificuldades encontradas tanto pelos professores quanto pelos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, destaca-se ainda a importância de uma prática de ensino de geografia que proporcione aos estudantes dessa modalidade, uma educação não somente em busca da escolarização, mas também para o exercício da cidadania.
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