ROTEIRO GEO-TURISTICO

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA NO BAIRRO DO GUAMÁ, BELÉM (PA)

Auteurs-es

  • Jonathan Rodrigues Nunes Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-4620-0011
  • Maria Goretti da Costa Tavares Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p198-224

Mots-clés :

Guamá, Patrimônio, Memória

Résumé

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a importância do patrimônio material e imaterial e a memória no bairro do Guamá, na cidade de Belem (PA). O Bairro está inserido no contexto da cidade como um local periférico, porém, guarda riquezas patrimoniais e diversas histórias dos períodos que marcaram a expansão e modernização da cidade de Belém. Sua localização está as margens do Rio Guamá, este, possui um papel muito grande devido a descargas de produtos vindos das ilhas próximo a Belém e do interior. A cultura do bairro é diversificada através da passagem Pedreirinha, local que abriga grupos de Carimbó, cordões juninos e uma escola carnavalesca. Para o trabalho foram utilizados referenciais teóricos acerca da memória e patrimônio. Além disso, a aplicação dos questionários e a construção de um roteiro para o bairro. Em síntese, as atividades que compõem o roteiro tornam-se formas de provocação as autoridades e dos próprios moradores da área para a preservação do patrimônio.

Bibliographies de l'auteur-e

Jonathan Rodrigues Nunes, Universidade Federal do Pará

Graduando da Faculdade de Licenciatura em Geografia (UFPA), possui Graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2018). Atuou como bolsista de extensão e de Iniciação Científica PIBIC/CNPq na UFPA entre os anos de 2014 a 2018. Atualmente atua como voluntário Roteiro Geoturistico. Com pesquisas na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, geografia, meio ambiente, turismo de base comunitária, lazer e patrimônio.

Maria Goretti da Costa Tavares, Universidade Federal do Pará

Maria Goretti da Costa Tavares concluiu a graduação em Licenciatura Plena em Geografia (1988) e Bacharelado em Direito (1987) pela Universidade Federal do Pará. Concluiu o curso Especialização em Instrumentação Específica à Análise Geográfica Aplicada à Amazônia (1989) pela Universidade Federal do Pará. Concluiu o Mestrado em Geografia (1992) e o Doutorado em Geografia (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Pós-doutorado na área de Geografia do Turismo no Laboratório MIT (Mobilités, Itinéraires, Tourismes) no Instituto de Geografia da Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Paris-França (2006 - 2007); e Pós doutorado no Programa de Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (2017 - 2018). Desde o ano de 1991 é docente da Universidade Federal do Pará, sendo Professora Titular da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e orientação acadêmica na graduação e pós-graduação. Exerceu o cargo de Coordenadora do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará por duas gestões (1991-1993 e 2000-2002) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2004-2006) da Universidade Federal do Pará. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa e 1 projeto de Extensão na área de Geografia do Turismo e do Patrimônio. Atua na área de Geografia, com ênfase nas linhas de pesquisa: Turismo, Geografia e Patrimônio; Turismo e Produção do Espaço na Amazônia; Turismo de Base Comunitária; Políticas de Turismo na Amazônia e Redes e Organização do Território na Amazônia. É líder de dois grupos de Pesquisa cadastrado no CNPQ: a) Grupo de Pesquisa: Geografia do Turismo (GGEOTUR) - Turismo e Desenvolvimento Sócio-Espacial na Amazônia e b) Grupo de Pesquisa: Rede de Pesquisadores de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas da Pan-Amazônia (TPP PAN-AMAZÔNIA); sendo ainda vice lider do Grupo de Pesquisa: Turismo em tempos de pandemia - uma abordagem geográfica multi e trans-escalar. Coordena o Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos, ganhador do Prêmio Rodrigo Melo Franco, IPHAN 2016, Ação de Educação Patrimonial e recebeu em abril de 2018 a Medalha de Direitos Humanos Paulo Frota, concedida às personalidades e organizações não governamentais, sem fins lucrativos, que se destacaram por ações, condutas ou atividades de promoção ou defesa dos Direitos Humanos no Estado do Pará. Ocupa desde janeiro de 2011 a cadeira número 24 (Engenheiro João de Palma Muniz) no IHGP - Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Coordena desde janeiro de 2021 o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro no Estado do Pará. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Références

ABREU, M.A. Sobre a memória das cidades. Revista da faculdade de Letras, v. 14, p. 77- 97, 1998.

AZIRPE, L; NALDA, E. Cultura, patrimônio e turismo. In: CANCLINI, N. G. Culturas da Íbero

- América: Diagnósticos e propostas para seu desenvolvimento. São Paulo: Moderna, 2003.

BARBOSA, Y. M. O despertar do turismo: um olhar crítico sobre os não-lugares. São Paulo: Aleph, 2001.

BARRETO, M. Turismo e legado cultural. São Paulo: Papirus, 2000 BÍBLIA SAGRADA AVE-MARIA. Bíblia Sagrada Ave-Maria. 2009.

BOTELHO, A. R. C. Santa Izabel e soledade: O eterno e o mutável nas alterações dos espaços cemiteriais na Belém do Século XIX, através de uma análise Cartográfica da morte. Dissertação Programa de Pós-Graduação em História Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2005.

BRASIL I. B. G. E. Censo demográfico, disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html>. Acesso em, 10, 2020.

BRESCIANI, S; NAXARA, M orgs (2004). Memória e (res) sentimento: indagações sobe uma questão sensível. Campinas, UNICAMP.

CASTRO, M. R. N; CASTRO, F. F. No emaranhado do Guamá: trajetos etnográficos numa feira de Belém. Ponto Urbe, São Paulo, n. 20, p. 1-13, 2017.

CHAVES, T. A.P. V. De Paris para a américa: representações urbanas em Belém na década de 1940. 2013

CIFELLI, G. A refuncionalização turística do patrimônio cultural: os novos usos do território apropriado pelo turismo em Ouro Preto-MG. In: PAES, Maria Tereza Duarte; OLIVEIRA, Melissa Ramos da Silva (Orgs.). Geografia, turismo e patrimônio cultural. São Paulo: Annablume, 2010. p. 113138.

CERTEAU, Michel de. Terceira parte: práticas de espaço. CERTEAU, M. A invenção do cotidiano, v. 1, p. 155-198, 1996.

CRUZ, R. C. A. Planejamento governamental do turismo: convergências e contradições na produção do espaço. 2006.

CRUZ, R. C. A. Introdução à Geografia do Turismo. São Paulo: Roca, 2003.

DIÁRIO DO PARÁ. “Os 366 anos da Ordem Terceira” Belém, 12 dez. 1995. Caderno A, p. 04.

DIAS JUNIOR, J. E. S. Cultura popular no Guamá: Um estudo sobre o boi bumba e outras práticas culturais em um bairro da periferia de Belém. Dissertação Programa de Pós- Graduação em História Social da Amazônia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Belém, 2009.

FERREIRA, C.P. Sociabilidade e Reciprocidade em Ações Lúdico-Religiosas no Bairro do Guamá em Belém do Pará. Trabalho apresentado ao XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Salvador, p. 01-02, 2011.33.

FIGUEIREDO, S. Viagens e Viajantes. São Paulo: Annablume, 2010.

FUNARI, P.P. Teoria arqueológica na América do Sul. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1998.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo, Centauro. 2004

HENRIQUE, M. C. Escravos no purgatório: o leprosário do Tucunduba (Pará, século XIX). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 19, p. 153-177, 2012.

MIRANDA, C. S. Memória da assistência à Saúde em Belém-PA: Arquitetura como documento. I ENANPARQ Arquitetura e Saúde: história e patrimônio, Rio de Janeiro, 2010.

MODESTO, J. C. Vozes intangíveis da Passagem Pedreirinha: memória e patrimônio no Bairro do Guamá, Dissertação de Mestrado Federal de Pelotas. 2017.

MODESTO, J. C; NUNES, J. F. I. Da marginalização social ao reconhecimento cultural: um estudo da Passagem Pedreirinha no bairro do Guamá, em Belém do Pará. Anais do Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, 2015.

MONTEIRO, W. Visagens e Assombrações de Belém. 6ª ed. Belém: Cromos Editora, 2012

OLIVEIRA, L. S. Terceira idade: uma proposta de estudo sobre o leitor e sua memória de leitura. Dissertação defendida no Programa de mestrado em comunicação, linguagem e cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA. Belém, 2011.

PAES, M. T. D. Patrimônio cultural, turismo e identidades territoriais - um olhar geográfico. In: BARTHOLO, R; SANSOLO, D. G; BURSZTYN, I. (Org.). Turismo de Base Comunitária - diversidade de olhares e experiências brasileiras. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ: letra e imagem, 2009, v. 1, p. 162-174.

PELLEGRINI, A. Ecologia, cultura e turismo. Papirus Editora, 1993.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, 1989.

RAMOS, J. M. T. Entre Dois Tempos: um estudo sobre o bairro do Guamá, a Escola “Frei Daniel” e seu Patrono. Belém, 2002, p.21.

SEEMANN, J. Memória, espaço e história da educação: Relato de uma educadora sobre alfabetização no Morro do Teixeira (1964-1973). In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia (org.). História e memória da educação no Ceará. Fortaleza: Impresa Universitária, 2002, p.217- 229.

SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu. Paisagens do Bosque Rodrigues Alves, Belém (PA): considerações sobre a conservação do patrimônio urbano no contexto amazônico. Antíteses, v. 7, n. 14, p. 230-257, 2014.

TAVARES, M. G. C. Patrimônio e cidade: uma leitura geográfica da cidade de Belém do Pará. Revista geografar, v. 13, n. 1, p. 162-180, 2018.

TAVARES, Maria Goretti da Costa. Geografia, Patrimônio e Turismo na Amazônia Brasileira: o Projeto Roteiros Geo-Turísticos em Belém do Pará. Confins. Revue franco- brésilienne de géographie/Revista franco-brasilera de geografia, n. 54, 2022.

Téléchargements

Publié-e

2022-07-29

Comment citer

NUNES, Jonathan Rodrigues; TAVARES, Maria Goretti da Costa. ROTEIRO GEO-TURISTICO: PATRIMÔNIO E MEMÓRIA NO BAIRRO DO GUAMÁ, BELÉM (PA). Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 198–224, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11n24p198-224. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/13563. Acesso em: 24 nov. 2024.