GESTÃO EDUCACIONAL EM BUSCA DA DEMOCRATIZAÇÃO
reve descrição das prioridades pedagógicas organizacionais na elaboração do PPP, da Escola Estadual Dr. Hélio Souza Bueno, no Município de Nova Olinda –TO
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n7p80-104Mots-clés :
Gestão educacional, Projeto Político Pedagógico, Prioridades OrganizacionaisRésumé
Gestão democrática é uma proposta de ações democráticas em conjunto com a comunidade escolar, família, professores, alunos e os seguimentos sociais presentes em sociedade; com o propósito de promover a qualidade de ensino nos espaços educacionais brasileiro; um direito a educação, garantido por Lei LDB Lei nº 9394/96, como também, o Programa Nacional da Educação – PNE promulgado em 2001, o qual contribui positivamente nesse processo de redemocratização nos espaços educacionais. Sendo um dos pontos em alto no processo democrático, o qual recai na elaboração em conjunto do PPP - Projeto Político Pedagógico. Uma ferramenta utilizada para registrar as necessidades do ambiente escolar, os desafios, as avaliações das ações administrativas e pedagógicas, suscitar projetos educacionais na perspectiva de esvair os altos índices de evasão escolar, reprovação, cancelamento de matrículas, distorção série idade, entre outras, barreiras no processo de ensino aprendizagem na real. É sabido que vivemos em uma sociedade que se diz democrática, no entanto há um grande abismo entre as decisões e as ações, entre as leis e suas aplicabilidades no cotidiano social. Muniu-se dessas interrogativas e debruçou-se a pesquisar sobre o proposto no Colégio Estadual Dr. Hélio Souza Bueno, para isso, trabalhou-se com a perspectiva de um estudo de caso. Teve como principal base para uma análise in lócus o PPP, observações e na unidade, aliada as pesquisas teóricas de obras que discorrem de forma direta ou indiretamente o tema proposto.
Références
ARAÚJO, Adilson César de. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. PPGE/UnB: Brasília2000,(Dissertação de Mestrado).
AZEVEDO, Janete; GRACINDO, Regina Vinhaes. Educação, sociedade e mudança. Brasília: CNTE, 2005.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 7. ed.,Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da Educação:o município e a escola. In:______.FERREIRA, Naura; AGUIAR, Márcia (org.). Gestão da Educação:impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001.
BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília–DF,1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.