GESTÃO EDUCACIONAL EM BUSCA DA DEMOCRATIZAÇÃO
reve descrição das prioridades pedagógicas organizacionais na elaboração do PPP, da Escola Estadual Dr. Hélio Souza Bueno, no Município de Nova Olinda –TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n7p80-104Palavras-chave:
Gestão educacional, Projeto Político Pedagógico, Prioridades OrganizacionaisResumo
Gestão democrática é uma proposta de ações democráticas em conjunto com a comunidade escolar, família, professores, alunos e os seguimentos sociais presentes em sociedade; com o propósito de promover a qualidade de ensino nos espaços educacionais brasileiro; um direito a educação, garantido por Lei LDB Lei nº 9394/96, como também, o Programa Nacional da Educação – PNE promulgado em 2001, o qual contribui positivamente nesse processo de redemocratização nos espaços educacionais. Sendo um dos pontos em alto no processo democrático, o qual recai na elaboração em conjunto do PPP - Projeto Político Pedagógico. Uma ferramenta utilizada para registrar as necessidades do ambiente escolar, os desafios, as avaliações das ações administrativas e pedagógicas, suscitar projetos educacionais na perspectiva de esvair os altos índices de evasão escolar, reprovação, cancelamento de matrículas, distorção série idade, entre outras, barreiras no processo de ensino aprendizagem na real. É sabido que vivemos em uma sociedade que se diz democrática, no entanto há um grande abismo entre as decisões e as ações, entre as leis e suas aplicabilidades no cotidiano social. Muniu-se dessas interrogativas e debruçou-se a pesquisar sobre o proposto no Colégio Estadual Dr. Hélio Souza Bueno, para isso, trabalhou-se com a perspectiva de um estudo de caso. Teve como principal base para uma análise in lócus o PPP, observações e na unidade, aliada as pesquisas teóricas de obras que discorrem de forma direta ou indiretamente o tema proposto.
Referências
ARAÚJO, Adilson César de. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. PPGE/UnB: Brasília2000,(Dissertação de Mestrado).
AZEVEDO, Janete; GRACINDO, Regina Vinhaes. Educação, sociedade e mudança. Brasília: CNTE, 2005.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 7. ed.,Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da Educação:o município e a escola. In:______.FERREIRA, Naura; AGUIAR, Márcia (org.). Gestão da Educação:impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001.
BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília–DF,1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.