INTERFACES ENTRE SABERES ANCESTRAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA MÃTYK

aldeia São José, Tocantinópolis-Tocantins

Auteurs-es

  • Rejane Cleide Medeiros de Almeida Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-4054-0402
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins
  • Fabrício Laranja Salvador Apinagé Aldeia São José

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i30.17688

Mots-clés :

Saberes ancestrais, Práticas educativas, Apinayé, Mapa Social

Résumé

Neste artigo buscamos compreender, as interfaces entre os saberes ancestrais e as práticas educativas realizadas na escola Mãtyk da aldeia São José. Como metodologia, utilizamos a História Oral, uma vez que a prática de ensinar e aprender dos indígenas ocorre pela oralidade. Como procedimentos, adotamos entrevistas semiestruturadas. Realizamos oficinas para confecção de mapa social do território Aldeia São José com objetivo de marcar a representatividade das territorialidades do grupo social. A pesquisa aponta que ao representar o conjunto de elementos no mapa foi possível registar o que tem de mais importante para os indígenas, o seu território. E que ao construir o mapa puderam contar as histórias para as crianças e jovens que acompanharam a oficina. E em relação aos saberes ancestrais e sua interface com as práticas educativas ocorrem pontualmente na escola.

Bibliographies de l'auteur-e

Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Ciências Sociais, Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Educação e Agroecologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Pró-reitora de Extensão, cultura e assuntos comunitários (PROEX) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Professora adjunta do curso de Educação do campo: Artes e do Programa de pós-graduação em estudos de Cultura e Território (PPGCULT). Tem experiências Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos e comunidades tradicionais, Etnicidade, Mulheres Camponesas, Ribeirinhas, Quilombolas, Movimentos Sociais do Campo, Nova Cartografia Social, Agroecologia, Educação do campo e popular com ênfase no Pensamento educacional Freireano.

Idemar Vizolli , Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997); Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Educação pela UFPR Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (2020). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins; professor e orientador no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena.

Fabrício Laranja Salvador Apinagé, Aldeia São José

Possui graduação em Educação do Campo, artes. Foi aluno de iniciação cientifica com premiação na melhor pesquisa em Ciências humanas no ano de 2022. Participa do grupo de pesquisa e extensão popular Katãm. É professor de Artes na escola Mãtyk, na Aldeia São José, no Município de Tocantinópolis.

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Publié-e

2024-10-22

Comment citer

ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de; VIZOLLI , Idemar; APINAGÉ, Fabrício Laranja Salvador. INTERFACES ENTRE SABERES ANCESTRAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA MÃTYK: aldeia São José, Tocantinópolis-Tocantins. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 444–466, 2024. DOI: 10.20873/rtg.v13i30.17688. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/17688. Acesso em: 22 nov. 2024.