PROMOVENDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
A Integração da Educação Ambiental no Ensino de Geografia
DOI :
https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19175Mots-clés :
Meio Ambiente, Aprendizagem, Educação ambientalRésumé
A educação ambiental (EA) tem sido um tópico frequente nos debates educacionais, destacando sua relevância no desenvolvimento dos alunos diante das questões ambientais. Na disciplina de Geografia, a abordagem da educação ambiental pode ser integrada de forma conjunta, explorando as interações entre sociedade e natureza e fomentando o pensamento crítico entre os estudantes. Este trabalho tem como propósito evidenciar como o ensino de Geografia pode aprimorar a educação ambiental, considerando que a maioria dos desafios ambientais emerge da relação entre sociedade e natureza. Para embasar essa abordagem, realizou-se um levantamento bibliográfico abrangendo artigos, livros, teses, dissertações e anais de conferências que discutem a importância da educação ambiental na Geografia. Em suma, pode-se inferir que ensinar Geografia e trabalhar com educação ambiental são desafios instigantes e enriquecedores, embora apresentem obstáculos a serem superados nas escolas. Ao nos referirmos à temática ambiental, verificamos que ela é indissociável da Geografia. Portanto, ao priorizar a conscientização ambiental em sala de aula, os professores podem efetivamente cultivar nos alunos uma consciência voltada para a conservação e proteção ambiental do nosso planeta.
Références
APRIGIO, S. S. DE O; CANTANHEDE, L. B; CANTANHEDE, S.C.S; JUNIOR, O. C.T; VELOSO, C. Abordagem ambiental no âmbito escolar: percepções dos alunos sobre as práticas socioambientais durante o ensino médio. Pesquisa em Foco, v. 24, n. 1, 2019.DOI:https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11706.Disponível:https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11706. Acesso: 20 nov.2023.
BARBOSA, L. C. Políticas públicas de educação ambiental numa sociedade de risco: tendências e desafios no Brasil. IV Encontro Nacional da Anppas, v. 4, n. 5, p. 1-21, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao11.pdf. Acesso em: 02 nov.2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponívél em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 13 ago.2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília:MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 set.2023.
BRASIL. Lei número 9.795 de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental, Diário Oficial da União, Brasília, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 19 jun.2023.
BRASIL. Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp00212.pdf. Acesso em: 18 out. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e basesdaeducaçãonacional.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 de jun.2023.
BRASIL. LEI Nº 12.608, de Abrill de 2012. Política Nacional de Proteção e Defesa CivilPNPDEC.Brasília,DF,abr2012.Disponívelem:http://www.planalto.gov.br/ccivil03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608.htm. Acesso em: 11 set. 2023.
BERNARDES, M.B.J; NEHME, V.G.F. A Pesquisa-Ação: Mediadora de Ações Em Educação Ambiental. Espaço em Revista, v. 19, n. 2, p.5667,2017.DOI:https://doi.org/10.5216/er.v19i2.51870.Disponívelem:https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/51870. Acesso em: 23 ago.2023.
CARVALHO, I, C, M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez Editora, 2017.
FERNANDES, P. R.; ROCHA, P. C. Coleta Seletiva e Escolas Municipais: Uma Parceria Possível Através da Educação Ambiental. Estudo de caso: Escolas municipais da Estância Turística de Olímpia. 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Curitiba. Anais.Curitiba, PR, 2017. Disponivél em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3055. Acesso em: 12 jun.2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 19897, 2022.
LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. 2.ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.
MARTINS, K; FROM, D. A. A importância da educação a distância na sociedade atual. 2016.
PROFICE, C. C. Educação ambiental: dilemas e desafios no cenário acadêmico brasileiro. REDE – Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, Brasil, v. 10, n. 1, p.p. 22- 37, jan./jun. 2016.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.
REIS, F. H. C. S; MOURA, A. R. L; CABRAL, W. R; MIRANDA, R. D. C. M. A Educação Ambiental no contexto escolar brasileiro. Revista Brasileira de Educação Ambiental(RevBEA),v.16,n.6,p.69-82, 2021. DOI:https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11706.Disponívelem: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11706. Acesso em: 02 Nov.2023. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11706
SILVEIRA, D.P; LORENZETTI, L; SCHEFFER, D.C.D; GOLLE, D.P. Dialogues on environmental education with schools: a focus on critical environmental education título. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e37110313558, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13558.Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13558. Acesso em: 10 Jul.2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13558
SILVA, A.B; RAMALHO, M. F. J. L. Realidade e desafios da Educação Ambiental: o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua. Educação em Foco, v. 24, n. 44, p. 283-307, 2021. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5643. Acesso em 29 out.2023. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5643
SILVA, F. S, TERÁN A.F. Práticas pedagógicas na educação ambiental com estudantes do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 339-351, 2018.
SANTOS, V. M. N. Educar no ambiente: construção do olhar geográfico e cidadania. São Paulo: Annablume, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.