PROMOVENDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

A Integração da Educação Ambiental no Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19175

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Aprendizagem, Educação ambiental

Resumo

A educação ambiental (EA) tem sido um tópico frequente nos debates educacionais, destacando sua relevância no desenvolvimento dos alunos diante das questões ambientais. Na disciplina de Geografia, a abordagem da educação ambiental pode ser integrada de forma conjunta, explorando as interações entre sociedade e natureza e fomentando o pensamento crítico entre os estudantes. Este trabalho tem como propósito evidenciar como o ensino de Geografia pode aprimorar a educação ambiental, considerando que a maioria dos desafios ambientais emerge da relação entre sociedade e natureza. Para embasar essa abordagem, realizou-se um levantamento bibliográfico abrangendo artigos, livros, teses, dissertações e anais de conferências que discutem a importância da educação ambiental na Geografia. Em suma, pode-se inferir que ensinar Geografia e trabalhar com educação ambiental são desafios instigantes e enriquecedores, embora apresentem obstáculos a serem superados nas escolas. Ao nos referirmos à temática ambiental, verificamos que ela é indissociável da Geografia. Portanto, ao priorizar a conscientização ambiental em sala de aula, os professores podem efetivamente cultivar nos alunos uma consciência voltada para a conservação e proteção ambiental do nosso planeta.

Biografia do Autor

Thiago Felix de Lima, Universidade Regional do Cariri

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará no Cariri - UFCA -PRODER (2021-2023), Pós-Graduado em Metodologia do Ensino da História e da Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante- FAVENI ( 2021 -2022), e Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante- FAVENI ( 2022 - 2023), Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2015-2019). Durante a graduação foi bolsista do Programa de Extensão Universitária promovido pela Pró - Reitoria de Extensão ( PROEX -URCA/ 2016-2019), vinculado ao Laboratório de Análise Geoambiental - LAGEO, desenvolveu pesquisas nas linhas de Climatologia Geográfica, Clima Urbano e Bacias Hidrográficas. Possui experiência na área de Geografia Física. Tem interesse de atuação nas temáticas sobre Climatologia Geográfica, Clima Urbano, Hidrografia, Geotecnologias, Ensino de Geografia.

Susana Dainara Terto de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Licenciatura de Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA, e Especialista pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atuou como pesquisadora no Programa de Iniciação Científica-PIBIC (2019) e como estagiária no Geoparque Araripe/Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (2018), em Crato/Santana do Cariri - Ceará. Membro do LaGENTE - Laboratório de Estudos de Gênero, Etnico-Raciais e Espacialidades, no IESA - Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás - UFG; LECgeo - Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política, e do GENÍ - Grupo de Pesquisa e Estudo em Geografias Negras e Indígenas, do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pesquisadora na área de Geografia Humana; Ensino da Cultura Afro-brasileira no Ensino de Geografia, Gênero, raça, espaço e suas interseccionalidades.

Jorge Duarte Nuvens Filho, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2016-2021), Pós-Graduando em Ecologia e Gestão Ambiental pela Faculdade da Região Serrana - FARESE(2022-2024). Possui experiência no Ensino de Biologia e Ciências da Natureza. Tem interesse de atuação nas temáticas envolvendo Ecologia e Sustentabilidade com ênfase na Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.

Referências

APRIGIO, S. S. DE O; CANTANHEDE, L. B; CANTANHEDE, S.C.S; JUNIOR, O. C.T; VELOSO, C. Abordagem ambiental no âmbito escolar: percepções dos alunos sobre as práticas socioambientais durante o ensino médio. Pesquisa em Foco, v. 24, n. 1, 2019.DOI:https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11706.Disponível:https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11706. Acesso: 20 nov.2023.

BARBOSA, L. C. Políticas públicas de educação ambiental numa sociedade de risco: tendências e desafios no Brasil. IV Encontro Nacional da Anppas, v. 4, n. 5, p. 1-21, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao11.pdf. Acesso em: 02 nov.2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponívél em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 13 ago.2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília:MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 set.2023.

BRASIL. Lei número 9.795 de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental, Diário Oficial da União, Brasília, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 19 jun.2023.

BRASIL. Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp00212.pdf. Acesso em: 18 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e basesdaeducaçãonacional.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 de jun.2023.

BRASIL. LEI Nº 12.608, de Abrill de 2012. Política Nacional de Proteção e Defesa CivilPNPDEC.Brasília,DF,abr2012.Disponívelem:http://www.planalto.gov.br/ccivil03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608.htm. Acesso em: 11 set. 2023.

BERNARDES, M.B.J; NEHME, V.G.F. A Pesquisa-Ação: Mediadora de Ações Em Educação Ambiental. Espaço em Revista, v. 19, n. 2, p.5667,2017.DOI:https://doi.org/10.5216/er.v19i2.51870.Disponívelem:https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/51870. Acesso em: 23 ago.2023.

CARVALHO, I, C, M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez Editora, 2017.

FERNANDES, P. R.; ROCHA, P. C. Coleta Seletiva e Escolas Municipais: Uma Parceria Possível Através da Educação Ambiental. Estudo de caso: Escolas municipais da Estância Turística de Olímpia. 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Curitiba. Anais.Curitiba, PR, 2017. Disponivél em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3055. Acesso em: 12 jun.2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 19897, 2022.

LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. 2.ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

MARTINS, K; FROM, D. A. A importância da educação a distância na sociedade atual. 2016.

PROFICE, C. C. Educação ambiental: dilemas e desafios no cenário acadêmico brasileiro. REDE – Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, Brasil, v. 10, n. 1, p.p. 22- 37, jan./jun. 2016.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.

REIS, F. H. C. S; MOURA, A. R. L; CABRAL, W. R; MIRANDA, R. D. C. M. A Educação Ambiental no contexto escolar brasileiro. Revista Brasileira de Educação Ambiental(RevBEA),v.16,n.6,p.69-82, 2021. DOI:https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11706.Disponívelem: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11706. Acesso em: 02 Nov.2023. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11706

SILVEIRA, D.P; LORENZETTI, L; SCHEFFER, D.C.D; GOLLE, D.P. Dialogues on environmental education with schools: a focus on critical environmental education título. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e37110313558, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13558.Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13558. Acesso em: 10 Jul.2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13558

SILVA, A.B; RAMALHO, M. F. J. L. Realidade e desafios da Educação Ambiental: o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua. Educação em Foco, v. 24, n. 44, p. 283-307, 2021. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5643. Acesso em 29 out.2023. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5643

SILVA, F. S, TERÁN A.F. Práticas pedagógicas na educação ambiental com estudantes do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 339-351, 2018.

SANTOS, V. M. N. Educar no ambiente: construção do olhar geográfico e cidadania. São Paulo: Annablume, 2011.

Downloads

Publicado

2024-12-15

Como Citar

LIMA, Thiago Felix de; OLIVEIRA, Susana Dainara Terto de; NUVENS FILHO, Jorge Duarte. PROMOVENDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: A Integração da Educação Ambiental no Ensino de Geografia. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 400–413, 2024. DOI: 10.70860/rtg.v13i31.19175. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19175. Acesso em: 19 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)