GEOGRAFIA EM UMA CASCA DE BALA – TRABALHANDO O CONSUMO SOB A PERSPECTIVA DE ESCOLARES DO 7º ANO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.19427

Mots-clés :

Ensino de Geografia, Olhar Geográfico, Consumo, Cotidiano

Résumé

Para as crianças, o ensino de Geografia começa com noções básicas de espaço (entender onde estão) e gradualmente avança para questões mais complexas envolvendo identidade, sociedade, cultura e os impactos ambientais. É fundamental que a Geografia ganhe um significado mais profundo, de modo que os estudantes compreendam sua importância em seu cotidiano. A atribuição de sentido aos conteúdos geográficos torna o aprendizado mais acessível e interessante quando relacionado às práticas diárias. Nesse contexto, a mediação do professor é crucial para conectar o conhecimento geográfico ao ambiente vivido pelos alunos. Este artigo examina o papel da Geografia na formação de estudantes do 7º ano do ensino fundamental, demonstrando como uma atividade simples, envolvendo um produto comum como uma bala, pode ampliar a percepção das crianças sobre a relação entre espaço e sociedade. O objetivo foi levar os estudantes a refletirem sobre o processo completo: desde a produção da bala, sua distribuição e consumo, até o descarte, destacando como essas etapas estão interligadas por questões geográficas, como a logística, o impacto ambiental e as práticas de consumo locais. A partir dessa atividade os estudantes passam a entender como observar o cotidiano sob uma perspectiva geográfica, percebendo a diversidade de conhecimentos envolvidos em algo tão familiar quanto o consumo de uma bala.

Bibliographies de l'auteur-e

Pablo Henrique Pinheiro de Abreu, Universidade Federal de Goiás

É graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e, no presente momento, está cursando o mestrado em Geografia na mesma instituição.

Caroline Costa Prado, Universidade Federal de Goiás

Formada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), em 2021, possui mestrado acadêmico em Geografia, com foco em ensino-aprendizagem na área. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG) do IESA/UFG, onde desenvolve pesquisas relacionadas ao uso de jogos educacionais como linguagem para o ensino de Geografia. Atuou como monitora no LEPEG de 2017 a 2024, dedicando-se ao desenvolvimento de jogos materiais voltados para o ensino e explorando suas potencialidades pedagógicas. Além disso, participa da comunidade de desenvolvedores de jogos em Goiás e lidera o GJM-GO (Grupo de Criadores de Jogos Materiais de Goiás).

Adriana Olívia Alves, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação (licenciatura - 2000 e bacharelado-2001) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente. Mestrado (2004) em Geografia com ênfase em Planejamento Ambiental Urbano em bacias hidrográficas e Doutorado (2010) em Geografia com ênfase em Ensino de Geografia e Geomorfologia na mesma instituição. Realizou estágio-doutoral (2008-2009) na Université Le Mirail em Toulouse-França. Desde 2010 é professora adjunta nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiânia. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Ambiente (Núcleo GEA) registrado no CNPq, no Lepeg. Co-coordena o fascículo de Cerrado na Repec (Rede Pesquisa de Ensino e Cidade) no interior do Núcleo GEA. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) registrado no CNPq. Foi coordenadora do Pibid/Subprojeto Geografia nas edições 2017/2018, 2018/2020 e coordena a edição atual 2020/2023 na UFG. Foi coordenadora do curso de licenciatura em Geografia no período de 2017/2019. Os principais temas de pesquisas são: Formação de Professores em Geografia, Metodologia de Ensino de Geografia, Didática do Ensino de Geografia, Ensino de Geografia nos Anos Iniciais, Ensino de Geografia e componentes físicos naturais, com ênfase em relevo e clima.

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Publié-e

2025-10-25

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ABREU, Pablo Henrique Pinheiro de; PRADO, Caroline Costa; ALVES, Adriana Olívia. GEOGRAFIA EM UMA CASCA DE BALA – TRABALHANDO O CONSUMO SOB A PERSPECTIVA DE ESCOLARES DO 7º ANO. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 55–73, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i34.19427. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19427. Acesso em: 30 oct. 2025.