GEOGRAFIA EM UMA CASCA DE BALA – TRABALHANDO O CONSUMO SOB A PERSPECTIVA DE ESCOLARES DO 7º ANO
DOI:
https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.19427Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Olhar Geográfico, Consumo, CotidianoResumo
Para as crianças, o ensino de Geografia começa com noções básicas de espaço (entender onde estão) e gradualmente avança para questões mais complexas envolvendo identidade, sociedade, cultura e os impactos ambientais. É fundamental que a Geografia ganhe um significado mais profundo, de modo que os estudantes compreendam sua importância em seu cotidiano. A atribuição de sentido aos conteúdos geográficos torna o aprendizado mais acessível e interessante quando relacionado às práticas diárias. Nesse contexto, a mediação do professor é crucial para conectar o conhecimento geográfico ao ambiente vivido pelos alunos. Este artigo examina o papel da Geografia na formação de estudantes do 7º ano do ensino fundamental, demonstrando como uma atividade simples, envolvendo um produto comum como uma bala, pode ampliar a percepção das crianças sobre a relação entre espaço e sociedade. O objetivo foi levar os estudantes a refletirem sobre o processo completo: desde a produção da bala, sua distribuição e consumo, até o descarte, destacando como essas etapas estão interligadas por questões geográficas, como a logística, o impacto ambiental e as práticas de consumo locais. A partir dessa atividade os estudantes passam a entender como observar o cotidiano sob uma perspectiva geográfica, percebendo a diversidade de conhecimentos envolvidos em algo tão familiar quanto o consumo de uma bala.
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